23 de novembro de 2012

O Coaching Executivo


O Coaching Executivo



O Coaching Executivo é uma relação profissional única e um processo intencionalmente personalizado de prestação de serviço, a um executivo, ou time de executivos. Utilizada para potencializar a performance dos seus profissionais, uma vez que o processo instaura nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras, elimina as crenças limitantes, aumenta a auto-estima, fortalece as relações e o respeito entre os liderados e seus superiores e os motiva ao trabalho de forma contínua, em um processo que visa o equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas e as ambições da empresa.


Muitas são as utilidades e características do Coaching Executivo. Pode ser utilizado para a Criação de Habilidades, onde o executivo reconhece a necessidade de adquirir determinados conhecimentos, habilidades, capacidades e perspectivas, mas não pode adquiri-los, na realidade, de qualquer outra forma; para melhorar seu desempenho, onde o executivo precisa melhorar em uma área específica ou quando o executivo foi promovido ou será promovido em breve e seu novo cargo exige competências que nunca lhe haviam sido exigidas antes.

Existem passos primordiais para que um processo de Coaching Executivo seja eficaz, são eles:

Clareza (o Contrato de Coaching não pode conter ambigüidades);
Escolha (o Executivo aceita o processo de Coaching de livre e espontânea vontade);
Comprometimento (o Executivo compromete-se com o processo e a essência do Coaching);
Funções e Comportamento (o Executivo e o Coach entendem perfeitamente suas funções e
comportam-se de acordo).


O facilitador ou Coach, para tornar-se eficaz precisa ter uma boa dose de flexibilidade de opção entre vários estilos de Coaching (processo), para que o executivo não fique na defensiva ou assuma um papel passivo frente ao processo, o Coach deve possuir uma boa capacidade de diagnóstico e deixar bem claro no ato da contratação todos os pontos importantes entre as partes. A profundidade e a clareza na construção das metas são cruciais, como ambas as partes (Executivo e Coach) devem concordar com as metas descritas no processo (Coaching) e devem ser bem realistas, mensuráveis e aprazadas para que expectativas irreais não sejam criadas. Quando os pontos citados acima não são levados em consideração e com muita seriedade por ambas as partes, o Coaching falha!


Algumas relações de Coaching são precedidas por um encontro inicial, que podemos chamar de “Encontro Zero”, composta por uma sessão explicativa sobre o processo do Coaching e seus benefícios. Nessa sessão o Coach e o executivo cobrem os seguintes assuntos:

• Garantia de que o executivo compreende os princípios de sigilo contidos na relação de Coaching;
• Caracterização do tipo de serviço de Coaching a ser prestado;
• Descrição dos limites da eficácia do Coaching;
• Certeza de que o executivo não sente que o processo de Coaching é algum tipo de “punição” por um             suposto desempenho insatisfatório;
• Obtenção de informações a respeito da história de vida do executivo;
• Decisão quanto à maneira pela qual a empresa contratante dos serviços receberá o feedback dos
progressos alcançados pelo executivo através do Coaching;
• Abordagem de aspectos como: datas, horários, duração das sessões e locais dos encontros;
• Estabelecimento de empatia entre o Coach e o Executivo.


As três primeiras sessões se dão para a coleta de informações e anamnese. As subseqüentes, a cada encontro, o cliente escolhe um foco de conversa, ao passo que o Coach escuta e contribui com observações e perguntas. Essa interação gera esclarecimento e move o cliente para a ação dando um maior enfoque às questões e à consciência nas escolhas. O Processo pontua a situação em que o cliente/coachee está no momento e no que desejam fazer para chegar aonde querem estar no futuro.

Os resultados são uma questão das intenções, das escolhas e das ações do cliente, apoiado pelos esforços do Coach e pela aplicação do processo de Coaching.

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