O Coaching Executivo
O Coaching
Executivo é uma relação profissional única e um processo intencionalmente personalizado
de prestação de serviço, a um executivo, ou time de executivos. Utilizada para
potencializar a performance dos seus profissionais, uma vez que o processo
instaura nos colaboradores o fortalecimento de suas crenças motivadoras,
elimina as crenças limitantes, aumenta a auto-estima, fortalece as relações e o
respeito entre os liderados e seus superiores e os motiva ao trabalho de forma
contínua, em um processo que visa o equilíbrio entre o desenvolvimento das
pessoas e as ambições da empresa.
Muitas são as utilidades e características
do Coaching Executivo. Pode ser
utilizado para a Criação de Habilidades, onde o executivo reconhece a necessidade
de adquirir determinados conhecimentos, habilidades, capacidades e
perspectivas, mas não pode adquiri-los, na realidade, de qualquer outra forma;
para melhorar seu desempenho, onde o executivo precisa melhorar em uma área
específica ou quando o executivo foi promovido ou será promovido em breve e seu
novo cargo exige competências que nunca lhe haviam sido exigidas antes.
Existem passos primordiais para que um
processo de Coaching Executivo seja eficaz,
são eles:
Clareza (o Contrato de Coaching não pode conter ambigüidades);
Escolha (o Executivo aceita o processo de Coaching de livre e espontânea vontade);
Comprometimento (o Executivo compromete-se
com o processo e a essência do Coaching);
Funções e Comportamento (o Executivo e o Coach entendem perfeitamente suas funções e
comportam-se de acordo).
O facilitador ou Coach, para tornar-se
eficaz precisa ter uma boa dose de flexibilidade de opção entre vários estilos
de Coaching (processo), para que o
executivo não fique na defensiva ou assuma um papel passivo frente ao processo,
o Coach deve possuir uma boa capacidade de diagnóstico e deixar bem claro no
ato da contratação todos os pontos importantes entre as partes. A profundidade
e a clareza na construção das metas são cruciais, como ambas as partes (Executivo
e Coach) devem concordar com as metas descritas no processo (Coaching) e devem ser bem realistas,
mensuráveis e aprazadas para que expectativas irreais não sejam criadas. Quando
os pontos citados acima não são levados em consideração e com muita seriedade
por ambas as partes, o Coaching falha!
Algumas relações de Coaching são precedidas por um encontro inicial, que podemos chamar
de “Encontro Zero”, composta por uma sessão explicativa sobre o processo do Coaching e seus benefícios. Nessa
sessão o Coach e o executivo cobrem os seguintes assuntos:
• Garantia de que o executivo compreende os
princípios de sigilo contidos na relação de Coaching;
• Caracterização do tipo de serviço de Coaching a ser prestado;
• Descrição dos limites da eficácia do Coaching;
• Certeza de que o executivo não sente que
o processo de Coaching é algum tipo
de “punição” por um suposto desempenho
insatisfatório;
• Obtenção de informações a respeito da
história de vida do executivo;
• Decisão quanto à maneira pela qual a
empresa contratante dos serviços receberá o feedback dos
progressos alcançados pelo executivo
através do Coaching;
• Abordagem de aspectos como: datas,
horários, duração das sessões e locais dos encontros;
• Estabelecimento de empatia entre o Coach e
o Executivo.
As três primeiras sessões se dão para a
coleta de informações e anamnese. As subseqüentes, a cada encontro, o cliente
escolhe um foco de conversa, ao passo que o Coach escuta e contribui com observações
e perguntas. Essa interação gera esclarecimento e move o cliente para a ação dando
um maior enfoque às questões e à consciência nas escolhas. O Processo pontua a situação
em que o cliente/coachee está no momento e no que desejam fazer para chegar
aonde querem estar no futuro.
Os
resultados são uma questão das intenções, das escolhas e das ações do cliente,
apoiado pelos esforços
do Coach e pela aplicação do processo de Coaching.
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