1 de julho de 2013

PROCESSO 3-2-1

PROCESSO 3-2-1


O processo 3-2-1 usa a mudança de perspectiva como uma forma de identificar e integrar os aspectos da nossa natureza que se encontram na sombra - aquelas partes que nós, inconscientemente, reprimimos ou negamos. Ela foi desenvolvida por Ken Wilber e seus associados do Instituto Integral. Existem inúmeras técnicas para lidar com a sombra, mas a maioria requer a ajuda de um terapeuta profissional. O 3-2-1 processo pode ser usado por qualquer pessoa em qualquer lugar, a qualquer momento e sem nenhum custo.

Quando um aspecto do eu é uma ameaça, o ego procura distanciar-se do que o ameaça. Como resultado, concluímos: "Isso não é comigo”. Essa é outra pessoa. Nós podemos negar ambos os aspectos inferiores e superiores de nós mesmos. Em qualquer caso, nós projetamos como "Você". Você está com raiva. Em outras palavras, podemos deslocá-lo a partir da primeira pessoa para a segunda pessoa. Se a ameaça dessa emoção ou situação tornar-se tão grande que requer uma rejeição total, afastamos em uma terceira pessoa. Naquele momento, a sombra surge como um sentimento de irritação, reatividade, medo ou aversão para as coisas, mas geralmente não entendemos por que nos sentimos assim.

Nesta prática, começamos o processo de re-possuir a nossa sombra. Vamos enfrentar a nossa sombra em 3º pessoa, vamos falar a nossa sombra em um diálogo em 2º pessoa, e nós vamos ser a nossa sombra em 1º pessoa. Enfrentá-la, conversar com ela. Aqui vai a sugestão do exercício:

Pegue um papel e caneta, sente e dedique uns 20 minutos ao exercício. Primeiro, escolha uma pessoa difícil por quem você se sente muito atraído ou o contrário, uma pessoa que lhe provoque raiva. Vamos denominar essa pessoa “objeto da consciência”. Então, siga os 3 passos do processo, descritos abaixo.

1- ENCARE-O
Feche os olhos e traga a imagem da pessoa para o seu campo de consciência. Procure encará-la da maneira mais vívida possível. Então, escreva suas impressões sobre ela, usando a 3a. pessoa (ex. ele, ela, aquele, eles). Aproveite esta oportunidade para explorar plenamente as experiências internas a respeito do que essa pessoa lhe provoca e o que lhe perturba (por exemplo: ele é egoísta). Não minimize nada, aproveite a oportunidade para descrever a situação da maneira mais completa possível.

2- FALE COM ELE(A)
Entre num diálogo com a pessoa “objeto da consciência”, usando desta vez o pronome na 2ª. Pessoa (você, seu, sua). Aqui você vai ter a oportunidade de entrar numa relação com o que lhe perturba (no exemplo, o egoísmo), então fale diretamente com a pessoa. Você pode perguntar, por exemplo: Quem é você? De onde você vem? O que você quer de mim?O que você quer me dizer? Que presentes traz para mim? E então, permita que aquele que lhe perturba lhe responda. E fique aberto para se surpreender com o que pode surgir deste diálogo. Escreva tudo.

3- SEJA ELE(A)
Agora, fale como se você fosse a ela, torne-se a pessoa que lhe perturba e que você está explorando. Use a perspectiva da 1ª. Pessoa (eu, meu, minha) e descreva o mundo a partir da perspectiva daquele que lhe perturba. Permita-se descobrir o que vocês têm em comum.


Finalmente faça a seguinte afirmação Eu sou ______ (Diga o nome do Objeto da Consciência) e  ______ (Diga o nome do Objeto da Consciência) sou Eu. Assim você estará integrando aquilo que lhe perturba no outro (ELE) com o resto do seu EU, podendo assim sentir que os dois juntos formam um novo EU, mais amplo, mais integral.  O processo 3-2-1 vai ajudá-lo a descobrir a sua sombra e integrar pensamentos e emoções inconscientes, para que possa tornar-se mais saudável e inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário