10 de junho de 2013

Mudando sua maneira de pensar

Mudando sua maneira de pensar



Qualquer método realmente eficaz de mudança terá de explicar porque, ás vezes, é tão difícil mudar e por que, às vezes, é tão absolutamente fácil fazer isso. A mudança acontece em um instante. 

Talvez você ficasse nervoso diante de muitas pessoas, e, um belo dia, você acorda e percebe que não fica mais. Você achou tempo para voltar a estudar ou fez um esforço maior para conseguir aquela promoção. Você pode ter passado algumas semanas, meses ou até anos se preocupando com isso. De repente percebe que as coisas mudaram.

Os exercícios da Programação Neurolinguística são como experiências de pensamento, exercícios mentais ou jogos. O laboratório ou campo estão na sua mente. Faremos exercícios simples que lhes darão uma ideia de como isso funciona. Você já andou em uma montanha russa ou em um brinquedo qualquer em um parque de diversões?

Pare um pouco e procure se lembrar. Depois, imagine que está vendo os brinquedos de uma distância considerável, talvez sentado em um banco do parque. Observando daqui você pode se ver lá adiante, no brinquedo. Observe como se sente ao se ver dessa distancia. Em seguida entre no carrinho e sente-se, de forma a sentir suas mãos na barra de ferro diante de você. Olhando para baixo, veja o cenário passando veloz, sinta o sacolejo do carro, e ouça o som das pessoas gritando a sua volta. Observe como se sente tornando a viver, recriando essa aventura. Estar em um brinquedo em um parque de diversões, sentir que está sendo levado de um lado para o outro, é uma experiência bem diferente do que imaginar estar se vendo neste mesmo brinquedo do parque de diversões à distância.

Essas duas perspectivas muito diferentes possuem estruturas mentais diferentes. Estar se divertindo em um parque de diversões é envolvente e excitante o que a PNL chama de estar "associado". Observar à distância é calmante e sem ligações o que a PNL chama de estar "dissociado". Para a PNL  descobrir e colocar em prática essas técnicas é fundamental.

Para a próxima experiência de pensamento, inicie destinando um minuto ou dois para limpar sua mente de suas atuais preocupações. Preste atenção ao seu corpo, relaxando. Observe as áreas tensas e relaxe-as, ou então tensione-as ainda mais e em seguida deixe que elas se relaxem. Agora, pense em uma experiência agradável, uma época específica e prazerosa da sua vida algo que realmente gostaria de estar pensando agora. Uma vez conseguindo ver com seu olho mental uma lembrança específica e prazerosa, observe como você se sente.

Depois, deixe que esta experiência se aproxime ainda mais de você e se torne  maior e mais brilhante e ricamente colorida. Agora observe suas sensações de novo. Elas mudaram de alguma forma, talvez ficando mais intensa?

Ao terminar, permita que sua experiência volte às suas características originais. O que acontece com a maioria das pessoas é que suas sensações agradáveis se tornam notavelmente mais fortes conforme a experiência se aproxima delas, e mensuravelmente mais fracas quando elas se afastam. São exercícios simples que podemos utilizar em diversas situações. Muitas vezes no nosso dia-a-dia, esbarramos com situações que necessitamos estar "associados" ou "dissociados" para um entendimento claro e objetivo. Exercite-se!