28 de dezembro de 2012

A Origem da PNL


A Origem da PNL


Apaixonei-me pelo assunto ainda na faculdade, quando o assunto praticamente não era falado no Brasil. Precisei pesquisar para concluir e citar na minha monografia e foi paixão à primeira leitura, se assim posso dizer. Foi quando iniciei o meu Practitioner em PNL e experimentei o início de uma grande transformação pessoal e profissional. Hoje já sou Master e rumo ao Trainer utilizando quase que diariamente comigo mesma ou com quem necessite. Pude experimentar e ver acontecer em outras pessoas em quem utilizei as técnicas, transformações gratificantes. É uma ferramenta poderosa e muito eficaz, por isso trago um pouco da sua origem para que vocês conheçam também.

A ProgramaçãoNeurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, no final dos anos 60 e início dos anos 70 com John Grinder e Richard Bandler. Eles estudaram a forma de disponibilizar o seu melhor com uma maior freqüência, ou seja, os padrões linguísticos como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente e a linguagem e como a sua interação pode ser organizada para influenciar a mente, corpo ou o comportamento do indivíduo. Ela oferta o “como” transformar pensamentos, comportamentos, capacidades, crenças e sua própria identidade, bem como a conexão com as pessoas e os objetivos.

John Grinder e Richard Bandler estruturaram a PNL a partir de estratégias utilizadas por Virginia Satir, Terapeuta Familiar e Sistêmica, Milton Erickson, Psiquiatra e Hipnoterapeuta e Fritz Perls, Psicoterapeuta e psiquiatra, pai da Gestalt-terapia, que tinham resultados excepcionais com os seus pacientes. O objetivo era identificar os caminhos cerebrais utilizados por estes profissionais e poder utilizá-los obtendo os mesmos resultados, para depois ensiná-los a outras pessoas que teriam resultados também excelentes, ou seja, modelando.

Modelando práticas de excelência, a PNL é a única hoje que oferece a descrição da estrutura da experiência interna, permitindo assim que essas práticas eficazes sejam ensinadas. Estudando a estrutura da subjetividade, considera-se que toda experiência ocorre primeiro dentro do cérebro e que esse processo se realiza através de imagens, sons e sensações. A partir desses padrões, Richard Bandler e John Grinder construíram modelos mentais que pudessem ser usados por outras pessoas, independente do conhecimento que estas pessoas tinham sobre as técnicas da PNL, elas poderiam vivenciar e beneficiar-se com elas. Novas técnicas e modelos continuam em desenvolvimento, apoiando e melhorando a vida e a comunicação do indivíduo.

Como devemos usar esse estudo que oferece uma forma diferente de pensar a respeito de si mesmo e sobre o mundo? Como podemos ter uma nova atuação diante da vida e ofertar imediatamente novos resultados. Conheça seu potencial, trabalhe ele, reconheça-se e faça a diferença. Acione o seu gênio pessoal permitindo uma maior realização. Utilize através da PNL estratégias, que de maneira correta e de forma mais produtiva façam seu cérebro acessar a estrutura das suas experiências na direção do sucesso e da conquista. Acesse a excelência em sua vida e se beneficie dos ganhos em vivenciar essa experiência interna que modifica a vivência externa. Viva o seu melhor em todos os contextos e experiências de vida.

Pratique a mudança!


24 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal


Mensagem de Natal


Uma pessoa sozinha não tece o amanhã 

ele precisará sempre de outros que completem essa teia
e o lance a outro lugar e outra teia...

Que mostre a verdade e como elas se misturam
que com muitas outras pessoas se cruzam 
os fios de sol de vida...

Para que a manhã, desde uma tela tênue, 
se vá tecendo, entre todos, transformando a vida.

Neste NATAL quero desejar a todos os amigos, amigas e leitores, que estiveram comigo durante o ano inteiro.

Queria também partilhar este NATAL com os familiares e amigos que já partiram, deixando porém, memoráveis exemplos de lealdade, bondade, coragem, fé e amor.

No mistério deste NATAL, reavivemos a fortaleza da nossa Fé;
divulguemos o poder da nossa coragem;
mostremos quão forte é a luz que brilha nos nossos corações, apesar das descrenças que flutuam no ar.

Nestes dias de união e paz, desejo uma transformação no coração de cada um!

Um Feliz Natal


Michele Gameiro