15 de abril de 2013

Linguagem Corporal nos Negócios

Linguagem Corporal nos Negócios 


A Linguagem Corporal são sinais que enviamos e recebemos, mensagens que transmitimos e deciframos e "afirmações" que fazemos sobre nós mesmos de modo não verbal. Essa linguagem é o mais primitivo  sistema de comunicação do ser humano e de outras espécies no reino animal.

No trabalho, enviamos e decodificamos diariamente mensagens  de interesse e preocupação, de esperança e desespero, de crença e descrença. Essa linguagem faz parte do nosso DNA; é inerente à natureza humana; é a própria essência da comunicação.

A comunicação corporal é aquela que não utiliza palavras: é qualquer  ação de um indivíduo que possa ostentar significado para a outra pessoa. É algo complexo e sutil, possuindo inúmeros canais. Existem inúmeras maneiras de definir e delinear comportamentos não verbais. Sabe-se que os comportamentos não verbais:

  • repetem, ecoam e enfatizam o que está sendo dito;
  • completam, modificam e elaboram as mensagens verbais;
  • entram em conflito, contradizem ou confundem mensagens verbais para demonstrar ambivalência  ou encobrir motivos;
  • substituem palavras;
  • sublinham, acentuam, pontuam ou moderam a linguagem;
  • regulam e coordenam a mensagem.
A linguagem corporal pode ser sutil ou flagrante, enviada de modo consciente e recebida inconscientemente. Pode ser praticada e apresentada de maneira cuidadosa.

O "lapso cinético" é um sinal contraditório que se apresenta quando se afirma algo com as palavras, mas se transmite outra mensagem por meio da expressão facial e do tom de voz. A comunicação não verbal geralmente complementa a fala. Nem tudo é dito com palavras, o que acaba sendo codificado em gestos. É justamente por isso que a linguagem  corporal é tão importante no contexto da Inteligência Emocional (IE). A tentação entre inúmeros especialistas da linguagem corporal é favorecer o "inconsciente", em uma abordagem psicológica freudiana, sobre outras explicações mais óbvias e o principal é muito fácil interpretar incorretamente.

A importância dessa linguagem nos negócios é para compreender os motivos, os medos e os pontos fortes daqueles que participam de conselhos seletivos ou de adversários em disputas profissionais, ou seja, é um trunfo no mundo corporativo. Aprimorar essa comunicação pode ajudar durante conferências, avaliações e na execução de suas funções diárias. Essa linguagem que também pode ser denominada de "soft Skills" (expressão utilizada em inglês que significa habilidades suaves), provavelmente jamais serão ensinadas em escolas ou universidades.

No próximo post falaremos mais sobre essa comunicação tão rica e importante para o mundo corporativo.


Texto extraído do livro O Corpo Fala nos negócios, Adrian Furnham e Evgeniya Petrova; Editora Gente.