27 de maio de 2013

Administração do Tempo


Administração do Tempo

A administração do tempo pode ser definida de forma simples, como um plano de utilização e controle do mesmo, da maneira mais eficiente e eficaz possível. Essa administração varia de pessoa para pessoa, de rotina para rotina. Um único sistema não pode ser adequado para todos. Ele precisa ser solto e flexível, de forma a ajustar-se a situações em constante mudança. A administração do tempo deve ser uma abordagem harmoniosa, abrangente e não uma mescla de idéias estanques, táticas e truques. Ela deve abranger e incluir todos os aspectos de seu trabalho e em todos os momentos, ao longo das constantes alterações e atualizações, levando em conta a situação que se apresenta.

O tempo é algo limitado, transitório e efêmero, e por isso mesmo, difícil de ser controlado. De modo quase inevitável, você irá perceber que atualmente dispõe de bem pouco tempo, contudo, amanhã, ele será suficiente. No dia seguinte é que percebemos que o tempo parece tão escasso quanto no dia anterior. Se você puder identificar e eliminar as atividades que geram desperdício de tempo, vai encontrar um modo de controlar o seu próprio tempo. Ele é difícil de ser utilizado de maneira eficiente e efetiva. Pode-se ganhar mais tempo delegando tarefas. Isso talvez seja bom para você, mas não significa que o será para quem executará a tarefa! A implementação de um plano de administração do tempo não se faz de modo fácil. Isso é inevitável. As formas mais práticas de analisar suas cargas de trabalho como organizar-se, delegar tarefas etc., são difíceis por si mesmas, especialmente se você não deu a máxima atenção a essas atividades, antes.

Um plano de administração para ganhar tempo traz vários benefícios, entre os quais podemos mencionar um controle maior, um aumento da produtividade e o aumento do tempo livre. Podemos atingir objetivos mais claros, tarefas planejadas, levando-se em conta as prioridades e os cuidados, a utilização de agendas de papel e on-line, listas etc. irão ajudá-lo a saber exatamente o que está fazendo, quando, por quê, como e por quanto tempo. Em conseqüência, você tem o tempo sob controle, em vez de ele exercer controle sobre você. Você é quem manda, ditando o que deve acontecer e quando.

É útil saber em que consiste o plano da administração do tempo, embora cada pessoa tenha sua maneira de tratar o assunto, e que varia de acordo com as circunstâncias que envolvem cada um. De forma característica, a apresentação do sistema envolve alguns estágios, como analisar sua carga de trabalho, tornar-se organizado, delegar tarefas com sucesso, como lidar com material impresso, como conduzir reuniões ou conversas, como controlar atividades que geram desperdício de tempo e principalmente como aproveitar ao máximo o tempo livre. Destacaremos cada um separadamente.

Para tornar-se organizado, é sensato dar prioridade às suas tarefas de acordo com a importância e a urgência das mesmas. Talvez você queira utilizar um sistema diário que registre as atividades planejadas, incluindo os próximos dias, semanas e meses. Você também pode fazer registros mediante os quais possa acompanhar e controlar seu progresso.

Saber delegar tarefas tem um papel de grande destaque na administração do tempo, afinal de contas, outras pessoas podem ser capazes de realizar uma série de tarefas tão bem quanto você, senão melhor, economizando, assim um tempo precioso. É preciso compreender isso adequadamente — observando tanto vantagens quanto desvantagens. Sempre que possível você deve encaminhar certas atividades a outras pessoas, se e quando isso for necessário. Talvez seja necessário superar alguns problemas particulares para garantir que as tarefas sejam finalizadas de forma adequada e dentro do cronograma.

Para controlar o desperdício de tempo há várias atividades sobre as quais você precisa estar ciente e as quais deve saber enfrentar. Você deve ser capaz de lidar com interrupções, tanto de pessoas que vêm até você quanto de chamadas telefônicas. Você pode, às vezes, ser requisitado para resolver problemas de outros — faça isso da forma mais rápida e eficiente possível. Muitos desses fatores de desperdício de tempo podem ser controlados simplesmente sendo positivo — uma qualidade essencial que você precisa adquirir à medida que o processo evolui.

Para aproveitar ao máximo o tempo livre se ou quando seu plano de administração de tempo obtiver sucesso, talvez você descubra que conseguiu algum tempo livre, em geral no início ou no final do dia. Pense em como utilizar esse tempo para o seu benefício. Também é importante que você aprenda a relaxar e desfrutar o seu tempo de lazer. Tendo trabalhado com afinco e de forma correta, você merece descanso e precisa recuperar as energias, de forma a estar pronto para retornar ao trabalho e dedicar-se a ele cem por cento.

Se um plano for desenvolvido, isso exigirá uma mudança total quanto às atitudes do indivíduo. Os objetivos devem ser definidos pela primeira vez, reavaliadas as tarefas e escalas de tempo, modificadas as práticas de trabalho — tudo com base na administração do tempo. Economizar e aproveitar o tempo ao máximo tem de se tornar uma prioridade. Para isso, será necessário cultivar novos hábitos. Um plano não pode ser aplicado genericamente a todas as ocasiões, mas deve ser reformulado continuadamente. Os maus hábitos tendem a reaparecer depois de algum tempo, e com maior freqüência do que se imagina. Passa-se a confiar mais na memória do que nas agendas ou listas de controle, uma quantidade de papéis é deixada para ser vista no dia seguinte e, novamente, as pausas para o café estendem-se. Hábitos novos — e um plano de tempo — devem ser desenvolvidos e mantidos.

Às vezes, as cargas de trabalho de uma pessoa parecem tão pesadas, diversificadas e intermináveis que, reestruturá-las dentro de uma administração do tempo, parece uma tarefa impossível. A agenda está sempre lotada; ninguém pode realizar o trabalho de forma correta, ninguém dá conta de toda a papelada, ninguém consegue participar de tantas reuniões e assim por diante. O desenvolvimento de um plano adequado irá, sem dúvida, melhorar a situação. Após ter analisado seu volume de trabalho, de um modo amplo e minucioso, você pode começar a atuar no sentido de organizar-se. A fim de fazer isso de maneira adequada, é preciso priorizar as tarefas que você estará executando pessoalmente, e pensar na possibilidade de utilizar um plano diário. Neste ponto, é útil colocar suas atividades por prioridades. As que forem muito urgentes e muito importantes ao mesmo tempo devem ser executadas em primeiro lugar, já as tarefas que forem muito importantes, mas não urgentes, vêm em segundo lugar. As atividades que são importantes, mas são muito urgentes, delegue ou talvez você as realize em terceiro lugar e por fim, as tarefas não são importantes e nem urgentes, e ficam por último ou elimine-as.

Falando em relacionamentos, é preciso pensar com cuidado sobre o tempo que passa conversando, rindo, comendo e bebendo. Calcule quanto do seu tempo você despende no relacionamento. Nessas ocasiões, é preciso manter-se disciplinado e concentrado na administração do tempo, de forma a obedecer aos prazos que você se impôs. Certifique-se de ter regularidade e freqüência nos intervalos estabelecidos. Eles fazem com que você recupere suas energias, permitindo-lhe retornar às tarefas com a cabeça mais fria e com idéias claras.

Saber dizer não na hora certa e da maneira correta é primordial, mais especificamente para problemas triviais, e quando você estiver ocupado demais com assuntos urgentes e/ou importantes para poder falar com seu assistente, amigo, companheiro ou o que for. Também é correto contrabalançar. Se sua porta estiver sempre fechada e você sempre disser “Não”, todas as pessoas vão parar de procurá-lo e você poderá perder informações importantíssimas e ver-se excluído dos relacionamentos e da equipe/grupo. Portanto, seja acessível em horários importantes e responda a chamadas telefônicas conforme prometido.

Liberte-se do trabalho enquanto estiver em casa, dedique-se a hobbies. Certifique-se de que você se alimenta de modo correto, da mesma maneira, certifique-se de que você está dormindo o suficiente. Não vá se deitar tarde da noite. Assim poderá acordar cansado pela manhã. Descubra seu período de sono ideal por tentativa e erro e mantenha-se fiel a ele. O trabalho é importante e a forma como você administra seu tempo terá um impacto considerável sobre ele, bem como sobre você. Apesar disso, deve haver um equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida particular. Se você se empenhar mais em aproveitar seu tempo livre, irá sentir-se mais feliz e menos tenso, retornando ao trabalho com uma atitude positiva que proporcionará um trabalho mais eficiente e proveitoso, utilizando seu tempo com o melhor de suas capacidades.