17 de setembro de 2013

Maneiras ativas de ouvir

Maneiras ativas de ouvir


Em postagens anteriores falei sobre algumas ferramentas que podem ajudar a construir uma comunicação mais eficiente. Abaixo seguem algumas dicas para possuir uma maneira mais ativa de ouvir.


Fazendo perguntas

Fazer perguntas constitui maneira bastante positiva de mostrar à pessoa que fala que você está efetivamente ouvindo. Não apenas dá a quem fala a oportunidade de desenvolver ainda mais suas idéias como também a de expô-las novamente, caso você, o ouvinte, não tenha captado o sentido do que foi dito. As perguntas irão:

_ Demonstrar seu interesse ou encorajar aquele que fala. “O que aconteceu depois?”;
_ Buscar informação adicional. “Poderia dar um exemplo?”;
_ Explorar sentimentos. “Como você se sentiu em relação ao que aconteceu?”;
_ Demonstrar compreensão — esclarecer o que já foi dito. “Então, parece que...”.

Perguntas resumidas são úteis, pois mostram àquele que fala que você compreendeu mental e psicologicamente sua mensagem.

À semelhança de declarações ponderadas (ver um pouco mais adiante), as perguntas auxiliarão você, enquanto ouvinte, a interpretar as palavras daquele que fala. Porém, mais do que o conteúdo emocional do que é dito, o importante aqui é a compreensão do conteúdo factual. As perguntas podem ser utilizadas para fazer uma breve revisão ou para resumir aquilo que foi absorvido não apenas em relação a fatos, mas também, e sobretudo, no tocante às idéias centrais e ao tema ou essência da mensagem.

Considere as seguintes colocações. Trata-se de bons exemplos a serem empregados:
“Pelo que entendi...”
“Se compreendi bem...”
“O que você quer dizer então é...”

Usando essas várias formas de questionamento, você estará mostrando àquele que fala não só, como já dissemos, que você está atento a tudo o que está sendo dito, mas também que gostaria de ouvir mais. As perguntas são o outra indicação positiva de atenção psicológica. Lembre-se: o uso habilidoso de perguntas constitui outra importante característica do ouvinte eficaz.
Essas perguntas devem ser genuínas, ou ser utilizadas como forma de apoiar aquele que fala. Podem também ser desafiadoras. Evite, no entanto, o confronto e a agressividade. Situações que envolvem confronto e agressividade acirram o clima emocional e este, uma vez acirrado, faz com que a capacidade de ouvir com eficiência seja anulada.

Estimulando aquele que fala

Há uma série de maneiras de estimular aquele que fala, no sentido de incentivá-lo a expor ainda mais suas idéias ou expandir aquilo que já foi dito.

Sinais não-verbais

Sinais não-verbais constituem forma eficiente de assegurar àquele que fala que você está ouvindo e, mais importante, que você está interessado o bastante para querer que ele prossiga com seu discurso e idéias. Tais sinais são indicadores de atenção e, aliados a expressões faciais (sorrisos, olhares de surpresa e admiração, etc.), movimentos de cabeça e postura corporal, são estímulos positivos para levar aquele que fala a expressar-se ainda mais. A variedade de sinais encorajadores é extensa e o ouvinte habilidoso, sabendo como usa-los (“Humm...”, “Ok!..”, e outras interjeições semelhantes), estimulará aquele que fala a prosseguir confiante.

Declarações de apoio

Declarações de apoio são o equivalente verbal aos sinais não-verbais. Frases como “Compreendo..”, “E depois...”, “É interessante...” são outras maneiras de dizer: “Continue, estou acompanhando o que você está dizendo. Fale mais”. Tais expressões, quando usadas com sensibilidade, produzem os mesmos resultados obtidos com o
emprego de sinais não-verbais e encorajarão a pessoa que fala a continuar seu discurso.

Repetição de palavras-chaves

A repetição de palavras-chave é outra forma de incentivar aquele que fala. Uma vez que você estará ouvindo efetivamente, não será difícil selecionar palavras ou frases que poderão ser utilizadas para obter da pessoa que fala explicações mais detalhadas.

Declarações ponderadas

Esse tipo de declaração é extremamente útil para explorar sentimentos em certa profundidade. Mais uma vez você desejará como ouvinte que aquele que fala acrescente ao que já foi dito. Dessa vez, porém, ouvindo a mensagem contida nas entrelinhas, você estará atento a emoções subjacentes mais do que ao conteúdo fatual da mensagem.

A forma mais comum de ponderação é expressa por meio de declarações que costumam começar por frases como: “Você acha que...?”, ou “O que pensa quanto a...?”. Essas declarações indicam à pessoa que fala que você está interpretando as emoções existentes sob o que está sendo dito; que você está captando e compreendendo emoções mais profundas que se escondem por trás das palavras e, por fim, demonstrando entendimento de suas emoções. Isso é empatia, uma vez que você, como ouvinte, está disposto a considerar situações e idéias sob o mesmo ponto de vista daquele que fala. É uma atitude que demonstra capacidade de ouvir efetivamente.