8 de julho de 2013

Padrões

Padrões


Segundo Jairo Mancilha, a PNL É o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“lingüística”) e o corpo. Ela estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar. Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações. Também estuda a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro e é também a maneira mais eficaz de ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando a comunicação.

Pelo mesmo caminho segue a linguagem corporal que corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.

Cada vez menos nos dias atuais conversamos pessoalmente, preferimos uma ligação, ou um e-mail, fax entre outras formas mais evasivas, com isso perdemos a oportunidade de conhecer melhor e resgatar, decifrar o que realmente as pessoas sentem, querem e falam. Nossa capacidade de decifrar pessoas ficou atrofiada. Mude esse cenário, aprenda a decifrar pessoas, aproveite para interagir e perguntar algo sobre essa mesma pessoa, fale com a sua equipe/ cliente pessoalmente. Decifrar pessoas começa assim.


Buscando nexo com o mundo corporativo

Você só pode observar as pessoas se for objetivo e neutro. Se você deseja respostas espontâneas para suas perguntas terá que dar algo em troca. É preciso encorajá-las para confiar em você, para obter respostas não defensivas, e sim honestas. Sua equipe/cliente necessita confiar em você, ela precisa de um rumo, e você precisa de leitura e informação. Saber ler e decifrar os seus funcionários e clientes e fazê-los funcionar de maneira correta e eficaz é o que falta para aumentar as suas cifras.


É importante não se fixar em nenhum traço único, mas em um conjunto de pistas sensoriais, corporais, vocais e comportamentais. O importante é observar cada gesto, procurando qualquer pista de como estão respondendo a determinada situação. Ouvir atentamente as palavras que são ditas e o modo como são ditas, dar atenção à maneira como as pessoas respiram e suspiram, tamborilam os dedos, mexem os pés ou mudam de posição na cadeira. É importante usar todos os sentidos o tempo todo.

Descobrir padrões é mais do que reunir informações seguindo os passos A, B ou C. Procure o maior número de informações quando estiver avaliando alguém. A determinação de quais serão os critérios mais importantes dependerá da circunstância e daquilo que você realmente precisa. Para descobrir padrões significativos e confiáveis:

1)  Comece com os traços mais marcantes da pessoa, personalidade forte, senso de justiça aguçado, o aperto de mão, o olhar nos olhos fixos, que demonstram ausência de medo e até certa intimidação sempre dizem muito;

2)  Considere cada característica em seu contexto, não isoladamente; Caso a pessoa esteja fechada, de braços cruzados, não quer dizer que ela não está satisfeita em recebe-la, saiba visualizar se suas pernas estão soltas, se o seu corpo está relaxado, se a sua expressão facial e timbre de voz estão tranquilos, ele pode apenas estar apoiando os braços.

3)  Procure os extremos, a importância de um traço ou de uma característica pode ser uma questão de grau; Pessoas que falam muito alto e são muito agitadas dificilmente se demorarão em uma negociação, mas procure por suas dúvidas, podem da sua percepção nascerem perguntas para o fechamento da negociação ou o entendimento da comunicação de maneira rápida e eficaz. Aprenda a perguntar.

4)   Identifique os desvios do padrão; Fazer um alinhamento e definir a direção, o foco, saber onde quer chegar é fundamental.

5)  Pergunte a si mesmo se aquilo que você vê reflete um estado mental temporário ou uma característica permanente; Tente perceber se algo aconteceu ou se a pessoa sempre reage dessa maneira.

6)   Dê atenção especial a alguns traços altamente indicativos. Mesmo que tenha acabado de conhecer a pessoa, já teve tempo, pelo menos alguns instantes, para saber se ela é agitada ou calma, possivelmente calibrar e mapear como visual, auditiva ou cinestésica, já conseguiu perceber o seu timbre de voz e a sua respiração e assim segui-lo para depois guia-lo, esse conjunto descrito e utilizado de maneira correta fará a comunicação fluir como você desejar.

Utilize essas ferramentas e tenha sucesso. Faça sua equipe/ cliente triplicar as vendas e gostar de vender, faça a sua equipe/ cliente sentir-se ouvida e acolhida. Conheça seus padrões!