8 de abril de 2013

O Gerador de novos Comportamentos




Vamos a mais um exercício. O gerador de novos comportamentos é um exercício que pode motivar e transformar a sua maneira de ver, ouvir e fazer qualquer tarefa. 

Lembre-se sempre que temos que nos exercitar constantemente. Treine, desenvolva-se.






1. Preparação.

Encontre um lugar calmo e tranqüilo para ser guiado através desta técnica.
Basta estar confortável e começar olhando para a direita. Com o olho da sua mente...
Agora imagine ver alguém que se parece com você a uma pequena distância.
Este "outro você" é que vai aprender a fazer o exercício, enquanto você observa.
Só quando estiver totalmente satisfeito com este processo você assimilará as novas técnicas.
Para garantir isso, seria bom experimentar se sentir dentro de uma bolha de plástico transparente, para ficar realmente separado e desprendido das atividades ocorrendo com o "outro você" lá fora.


2. Escolher a Tarefa.

Agora, pense em alguma coisa que gostaria de se sentir motivado a fazer.
Escolha alguma coisa bem simples. Por exemplo, lavar a louça ou se levantar de manhã.
Alguma coisa que você não goste de fazer, mas quer muito ver feito, por causa dos benefícios resultantes.


3. Ver os Benefícios.

Observe aquele "outro você" e veja como se sentirá quando a tarefa estiver completa, vendo, ouvindo e sentindo as conseqüências positivas de haver realizado a tarefa, tanto em termos de benefícios imediatos e diretos quanto de resultados futuros.


4. Fazendo a Tarefa.

Agora observe aquele "outro você" fazendo a tarefa com facilidade. Enquanto o "outro você" realiza a tarefa, "você" está sempre olhando a imagem da tarefa totalmente terminada e se sente bem por causa disso.

Note que a voz interna do "outro você" é estimulante e encorajadora, lembrando-lhe os prêmios futuros e o quanto você já fez para se aproximar da meta. Finalmente, veja aquele "outro você" encantado por ter terminado a tarefa e apreciando a recompensa no final.


5. Revisão e Ajuste.

Se o que você ver não for totalmente agradável, você pode deixar cair uma névoa sobre a sua visão interna enquanto a sabedoria do seu inconsciente faz os ajustes ou mudanças adequadas.

Quando a névoa tornar a desaparecer, você vai ver os ajustes que foram feitos de uma forma agradável e boa para você. Você quer ser aquele "outro você" que acabou de usar uma nova estratégia de motivação? Está satisfeito que aquele "outro você" tenha dominado esta nova técnica? Faça aquele "outro você" repetir todo o processo de novo com uma outra tarefa até ficar satisfeito com a demonstração.


6. Integração.

Quando estiver totalmente satisfeito, deixe cair a bolha de plástico transparente, e absorva aquele "outro você" que aprendeu todas essas novidades. Integre-se a esse “outro você”.


7. Planejamento.

Agora reserve uns minutos extras para pensar quando é que vai ter que fazer essa tarefa para qual acabou de se motivar. Agora você já deve estar com uma ideia melhor de como usar as técnicas da PNL para aumentar a sua motivação e a dos outros. Você está aprendendo a descobrir os seus valores importantes e como eles podem influenciar a sua motivação.

A PNL é um incrível conjunto de idéias e insights sobre pensamento, sensação, comportamento e mudanças humanas e, em vários aspectos, isto é o mínimo que ela pode fazer. O interesse da PNL é experimentar a excelência humana entrar em novos mundos e novas possibilidades, novas motivações.

A PNL só funciona quando você funciona.