23 de setembro de 2013

ATENÇÃO!!!

ATENÇÃO!!!




Atenção é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles. É um processo de extrema importância para nos relacionarmos, aprendermos e para nossa formação. Seguem abaixo a descrição de dois tipos de atenção, são elas:

Atenção psicológica

A atenção psicológica envolve não apenas escutar aquilo que a pessoa diz, mas também seu comportamento não-verbal, ou seja, a maneira como diz e as mensagens enviadas por meio de sua expressão facial, postura corporal, uso das mãos e outros indicadores físicos. A linguagem corporal, que corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. 

Como se aprende a ter “atenção psicológica”?

Para começar, é preciso que você desenvolva habilidade e disposição para concentrar-se na pessoa que fala e:
_ naquilo que está sendo dito;
_ como está sendo dito;
_ no que não está sendo dito;
_ nos sentimentos e emoções que estão sendo expressos, ou não.

Concentrando-se na pessoa que fala e na mensagem que ela está transmitindo, tirando outros assuntos e preocupações de sua mente, você se tornará mais consciente de todos os pontos que acabam de ser mencionados. Tornar-se-á igualmente atento à voz daquele que fala e ao ritmo de seu discurso.

Ter atenção psicológica significa não se deixar arrastar ou envolver pelo conteúdo emocional do que está sendo dito mas, ao contrário, tentar ser um ouvinte neutro, procurando compreender o ponto de vista daquele que fala: em outras palavras, estabelecer uma relação de empatia com ele. Não é fácil manter-se neutro, sobretudo se a pessoa que fala estiver usando palavras carregadas de emoção.

Se você, porém, souber interpretar essas palavras e a linguagem corporal que as acompanha, não apenas passará a avaliar a mensagem mais corretamente, como também dará a si mesmo a oportunidade de perceber aquilo que falta ao discurso, o que deixou de ser dito. Nunca interromper a pessoa que fala é uma das regras mais importantes para o aprimoramento de suas habilidades como ouvinte.

De início, pelo menos, isso não é fácil. Você anseia participar, deixar-se envolver e fazer parte do que está sendo dito. É necessário, porém, saber o momento certo de participar, assim como reconhecer quando é direito do outro falar. Controlar o ímpeto de interromper e de levantar objeções prematuras pode ser difícil, mas os resultados desse autocontrole sobre sua capacidade de ouvir e os frutos que ele produz serão compensadores.

Atenção verbal

É claro que para ouvir efetivamente você precisará escutar, compreender e interpretar aquilo que a outra pessoa estiver dizendo. Concentrar-se no que está sendo dito significa estar atento ao tema central da mensagem mais do que simplesmente ater-se a fatos isolados que sejam notadamente difíceis de lembrar. O que é que a pessoa está dizendo de fato? Caso você não capte a linha de pensamento daquele que fala ou o ponto exato em que algo foi dito sem a necessária clareza, será preciso questioná-lo. Esse questionamento, por si só, mostrará que você está ouvindo efetivamente. Tais questões estão relacionadas àquilo que a pessoa está dizendo de fato. Ouvir com a mente também significa buscar o sentido oculto do que está sendo dito, do que se esconde por trás das palavras e nas entrelinhas. Parte disso diz respeito ao objetivo daquele que fala. Você sentirá dificuldade em compreender
inteiramente as palavras sem ter conhecimento das intenções da pessoa que fala ao utilizá-las. Quais seriam possivelmente essas intenções?

_ Obter aceitação
_ Justificar um curso de ação
_ Gerar dúvidas
_ Impor um ponto de vista
_ Promover concórdia
_ Liberar frustrações
_ Explorar dúvidas
_ Valorizar uma visão pessoal
_ Adular o ouvinte
_ Disfarçar emoções
_ Oferecer um ombro amigo
_ Buscar apoio
_ Provocar deliberadamente
_ Angariar confiança
_ Clarear idéias
_ Amedrontar o ouvinte
_ Racionalizar uma situação
_ Menosprezar acontecimentos

Uma avaliação crítica das palavras e a identificação correta das intenções da pessoa que fala indicam que o ouvinte está ouvindo com a mente. Tais intenções podem não ser tão evidentes como parecem num primeiro momento: a intenção (ou intenções) real pode ser bem diferente. Não é preciso que se tenha conhecimento das técnicas e estratégias utilizadas por aquele que fala para que as mesmas surtam os resultados esperados. Portanto, as palavras, assim como as razões que se escondem por trás delas, devem ser alvo constante de questionamento. Tal questionamento constitui disciplina mental positiva, que para a maioria das pessoas é adquirida somente com a prática. Não é algo que aconteça espontaneamente, o que prova que o ato de ouvir é uma atividade de caráter ativo, e não passivo, como muitos acreditam. Um questionamento contínuo em relação não apenas ao que está sendo dito mas também por quê está sendo dito, requer esforço mental. Está, pois, claro que ouvir não implica apenas ficar em silêncio.

Lembre-se: questionar mentalmente é uma das características da atenção psicológica; questionar verbalmente, outra.