24 de junho de 2013

Não Julgar, Mostrar pontos positivos, ser imparcial através do Feedback

Não Julgar, Mostrar pontos positivos, ser imparcial através do Feedback



Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. 

Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal.  A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

Feedback significa, conscientemente, dar informações a alguém sobre como ele está se saindo em uma dada atividade. É uma ferramenta para que comportamentos impróprios sejam alterados e as relações entre pessoas se tornem mais fáceis. Você, freqüentemente, dará feedback às pessoas ao se comunicar. Por isso, é importante saber como fazê-lo eficazmente. Receber uma crítica não fácil, mas fazer a crítica nem sempre é tarefa das mais simples.
Dois caminhos essenciais: ser descritivo, em vez de avaliativo, e ser específico, em vez de generalista. Ser descritivo significa ir direto aos fatos, sem julgamentos à atitude dos envolvidos. Para ser a específico, descreva situações em que a outra pessoa tenha agido de maneira inadequada, sem a utilização de expressões generalistas. É necessário que haja respeito entre os envolvidos, com o desejo real de que o outro apenas melhore. Por isso, jamais entre em uma conversa de feedback achando que é o dono da verdade. Em um acontecimento sempre há os dois lados.
Para que seu feedback funcione considere o seguinte: Ele(a) vai ouvir mais sobre o que você diz e estará mais aberto a aceitar melhor a comunicação se você estiver em rapport com ele. Estar em rapport significa que ele estará em sintonia com você, como visto em posts anteriores. Ao trabalhar com alguém ou com um grupo, tenha a crença que ele pode conseguir o resultado que quer se estiver disposto a fazer tudo que é preciso para conseguir. Como dar feedback de tal maneira que funcione:

Etapa
Como fazer 
Por quê? 
Preparação
Reflita cuidadosamente sobre o que pretende falar. Faça um balanço de aspectos positivos e negativos 
Preparar-se com antecedência faz com que os fatos mais importantes sejam privilegiados na conversa e listar os pontos positivos ajuda a quebrar a resistência 
Escolha do ambiente 
A conversa deve ser em um ambiente neutro, de preferência na sala de quem vai receber o feedback, sem interrupções 
O local adequado ajuda a diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias, por exemplo, não interrompam.
Definição
das regras
  
Enquanto um se pronuncia, o ideal é que outro anote todas as observações e fale somente depois. Em seguida, os papéis se invertem.
Respostas de bate-pronto geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para assimilar o que foi dito. Quem propôs o feedback deve deixar o outro à vontade para começar, caso prefira 
Início
da conversa
  
Destaque as qualidade de quem ouve, antes de cobrar algo 
Isso ajuda a quebrar a
resistência de quem escuta
Cuidado
com o tom 
Use exemplos específicos e não adjetivos genéricos como "egoísta" ou "preguiçoso". Também é melhor dizer “eu me sinto desconfortável com essa situação” em vez de “você é isso ou aquilo” 
É uma maneira de manter a objetividade da conversa e de desarmar as defesas do outro, sem causar irritação.
Momento de ouvir 
Não interfira enquanto o outro se posiciona. Ouça, anote e espere sua vez de falar.
Aguardar o momento certo para se pronunciar demonstra maturidade e interesse verdadeiro de melhorar 
Finalização 
Depois de tudo dito, é fundamental que haja um reforço dos pontos principais do feedback – tanto dos negativos quanto dos positivos 
Isso ajuda a organizar o pensamento e selecionar o mais importante da conversa

Finalmente, é importante que o Feedback seja dado de maneira específica, respeitosa e em termos sensoriais, o que você viu, ouviu e sentiu.