Não Julgar, Mostrar pontos positivos, ser imparcial através do Feedback
Feedback é uma palavra inglesa que
significa realimentar ou dar resposta a uma determinado
pedido ou acontecimento. Em alguns contextos a palavra feedback pode
significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou
negativo.
Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos
presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para
um receptor, através de um determinado canal. A mensagem poderá ser
alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua
interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina
o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à
mensagem enviada.
Feedback significa, conscientemente, dar informações a
alguém sobre como ele está se saindo em uma dada atividade. É uma ferramenta para que comportamentos
impróprios sejam alterados e as relações entre pessoas se tornem mais fáceis. Você,
freqüentemente, dará feedback às pessoas ao se comunicar. Por isso, é
importante saber como fazê-lo eficazmente. Receber uma crítica não fácil, mas fazer a crítica nem sempre é tarefa
das mais simples.
Dois caminhos essenciais:
ser descritivo, em vez de avaliativo, e ser específico, em vez de generalista.
Ser descritivo significa ir direto aos fatos, sem julgamentos à atitude dos
envolvidos. Para ser a específico, descreva situações em que a outra pessoa
tenha agido de maneira inadequada, sem a utilização de expressões generalistas.
É necessário que haja respeito entre os envolvidos, com o desejo real de que o
outro apenas melhore. Por isso, jamais entre em uma conversa de feedback
achando que é o dono da verdade. Em um acontecimento sempre há os dois lados.
Para que seu feedback funcione considere o seguinte:
Ele(a) vai ouvir mais sobre o que você diz e estará mais aberto a aceitar
melhor a comunicação se você estiver em rapport com ele. Estar em rapport significa que ele estará em sintonia com você, como visto em posts anteriores.
Ao trabalhar com alguém ou com um grupo, tenha a crença que ele pode conseguir
o resultado que quer se estiver disposto a fazer tudo que é preciso para
conseguir. Como dar feedback de tal maneira que funcione:
Etapa
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Como fazer
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Por quê?
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Preparação
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Reflita cuidadosamente
sobre o que pretende falar. Faça um balanço de aspectos positivos e
negativos
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Preparar-se com
antecedência faz com que os fatos mais importantes sejam privilegiados na
conversa e listar os pontos positivos ajuda a quebrar a resistência
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Escolha do ambiente
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A conversa deve ser em um
ambiente neutro, de preferência na sala de quem vai receber o feedback, sem
interrupções
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O local adequado ajuda a
diminuir a tensão. É fundamental que telefonemas ou secretárias, por exemplo,
não interrompam.
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Definição
das regras |
Enquanto um se pronuncia,
o ideal é que outro anote todas as observações e fale somente depois. Em
seguida, os papéis se invertem.
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Respostas de bate-pronto
geram tensão. Com a espera, a impulsividade é controlada e há tempo para
assimilar o que foi dito. Quem propôs o feedback deve deixar o outro à
vontade para começar, caso prefira
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Início
da conversa |
Destaque as qualidade de
quem ouve, antes de cobrar algo
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Isso ajuda a quebrar a
resistência de quem escuta |
Cuidado
com o tom |
Use exemplos específicos
e não adjetivos genéricos como "egoísta" ou "preguiçoso".
Também é melhor dizer “eu me sinto desconfortável com essa situação” em vez
de “você é isso ou aquilo”
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É uma maneira de manter a
objetividade da conversa e de desarmar as defesas do outro, sem causar
irritação.
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Momento de ouvir
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Não interfira enquanto o
outro se posiciona. Ouça, anote e espere sua vez de falar.
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Aguardar o momento certo
para se pronunciar demonstra maturidade e interesse verdadeiro de
melhorar
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Finalização
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Depois de tudo dito, é
fundamental que haja um reforço dos pontos principais do feedback – tanto dos
negativos quanto dos positivos
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Isso ajuda a organizar o
pensamento e selecionar o mais importante da conversa
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