25 de março de 2013

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos



Um projeto é um empreendimento temporário, com data de início e fim, cujo objetivo é criar ou aperfeiçoar um produto ou serviço. Gerenciar é atuar de forma a atingir os objetivos propostos dentro de parâmetros de qualidade determinados, obedecendo a um planejamento prévio de prazos (cronograma) e custos (orçamento). Duas categorias clássicas de Coaching resumidas a seguir:


* Coaching de VidaProjeto de vida. Visando a vida toda ou uma fase da vida. Pede aplicação ampla de conceito de projetos, mesmo que o foco principal do cliente seja carreira, os outros aspectos da vida particular também influenciam.

* Coaching focando objetivos específicos ou pontuais – O uso de metodologia de projetos com foco em objetivos específicos exige uma abordagem customizada.

A abordagem de projetos garante objetivos planejados e bem acompanhados. Ela divide-se em nove áreas de conhecimento.



Gerenciamento de Escopo – Das nove áreas de gerenciamento de projetos, todas são relevantes ao longo da vida, mas o escopo merece atenção especial quando se trata de Coaching. O escopo representa o que é incluso no projeto, e determina a fronteira com aquilo que se exclui dele. Existe uma técnica consagrada para definir o escopo chamado de EAP, estrutura analítica do projeto.

Gerenciamento de Tempo - O tempo precisa ser gerenciado, utilizando-se de uma listagem de atividades e cronograma de datas. Independentemente do escopo, é necessário que o cliente elabore planos e que eles sejam traduzidos em termos cronológicos.

As datas-chave são escolhidas como pontos para monitorar o progresso do projeto, destacando as atividades críticas. São destacadas as de gerenciamento de escopo e de tempo, que são as básicas para dar inicio ao de Coaching via gerenciamento de projetos. As demais áreas de gerenciamento (custo, qualidade, aquisições, recursos humanos, riscos, comunicações e integração) são complementares e se enquadram no projeto de Coaching.

Gerenciamento de Custo - O projeto que corresponde a cada objetivo do cliente envolverá investimentos e despesas. Isso significa que o projeto precisa ser orçado.

Gerenciamento de Qualidade - Para atingir um objetivo, o projeto em questão exige qualidade. Isso significa planejar o projeto seguindo aquele padrão de qualidade.

Gerenciamento de Comunicação - Todo objetivo depende da boa comunicação, desde o próprio planejamento das atividades até sua divulgação e engajamento de pessoas envolvidas. Cabe, em alguns casos, preparar plano de Comunicações.

Gerenciamento de Aquisições - Alguns objetivos requerem materiais, equipamentos e serviços que precisam ser adquiridos. O projeto bem-sucedido, portanto, contempla a aquisição desses recursos humanos.

Gerenciamento de Risco - Riscos são inerentes à condição humana, e em graus diversos dependendo do objetivo específico. Vale fazer uma análise de risco ligado ao objetivo em questão.

Gerenciamento de RH - O recurso humano principal no processo Coaching, evidentemente, é o próprio cliente. No entanto, invariavelmente haverá outras pessoas que influenciarão o projeto em questão.

Gerenciamento de Integração - é preciso que tenha alinhamento entre as diversas iniciativas. Com a integração dos instrumentos de projeto questão fica consolidada a base técnica do conceito Coaching Prática Via Projeto.

Contudo, todo projeto deve ser cuidadosamente gerenciado. Convido vocês a gerenciarem com maestria os seus projetos de vida.



Retirado do livro Coaching Prático - o Caminho Para o Sucesso - Paul Campbell Dinsmore , Monique Cosendy Soares