29 de abril de 2013

Linguagem Corporal nos Negócios - Gestos

Linguagem Corporal nos Negócios - Gestos




Assim como a face, nossas mãos, cabeça e pés podem ser usados para produzir inúmeros sinais e pistas. Movimentos com as mãos acompanham a fala e podem ser usados para apontar pessoas, objetos, demonstrar relação espacial, marcar o ritmo, representar um movimento específico ou desenhar uma figura.

A frequência com que as pessoas gesticulam depende de inúmeras variáveis, como a visibilidade, o nível de excitação, envolvimento e entusiasmo, a complexidade do assunto, o desejo do orador dominar o assunto ou o interlocutor parecer não estar atento, entre outros. Os gestos podem fornecer informações sobre o estado emocional dos indivíduos,  sua personalidade e especialmente seu nível de excitação e ansiedade.

Existem muitos gestos que podem ser facilmente interpretados. Esfregar as mãos, que denota expectativa ou frio, posicionar as duas mãos abertas e juntas (sobre o rosto, sobre a mesa ou na frente do corpo) podem significar ao mesmo tempo, confiança ou frustração; mãos unidas pelas pontas dos dedos formando uma figura triangular sinalizam confiança; mostrar o polegar (enquanto levanta a lapela da jaqueta, ou esticando-o para fora do bolso) pode demonstrar superioridade ou arrogância. 

Levar a mão à boca, gesto frequentemente acompanhado por uma breve tosse ou usado para esconder um bocejo, como tocar a ponta do nariz, geralmente é associado à mentira. Tocar os olhos, as orelhas, coçar o pescoço, levar os dedos à boca são vistos omo sinais de logro ou incerteza. Tocar o queixo, a bochecha ou o maxilar são ações normalmente associadas ao pensamento e ocasionalmente ao tédio. Pernas e pés cruzados, travados no tornozelo, são vistos como sinais de frieza e também como tentativa de defesa.

É importante atentar para o momento exato em que tais gestos são adotados, especialmente quando algo especial é dito, para uma boa interpretação. Nos negócios saber realizar essa leitura pode ser crucial para a mudança de estratégia, na fala e nas ações com o outro. Em uma oratória, saber ler esses sinais é fundamental para interagir de maneira completa com a audiência. Um bom gestor deve se armar de tais ferramentas para gerir sua equipe, comunicar-se de maneira eficaz e completa e principalmente saber o que eles dizem sem usar as palavras.




Texto extraído do livro O Corpo Fala nos negócios, Adrian Furnham e Evgeniya Petrova; Editora Gente.