22 de abril de 2013

Linguagem Corporal nos Negócios - A face

Linguagem Corporal nos Negócios - A face




Existem muitas maneiras de listar os mais importantes sinais corporais. Tal linguagem é composta de vários sinais: um olhar de relance, um sorriso irônico, um gesto bem-conhecido, uma postura determinada, um leve toque ou até mesmo a escolha de um perfume. Seja através da face, do toque, da postura, do contato visual, dos gestos, território/ distância, odor, expressão corporal ou estilo todos comunicam e saber fazer essa leitura é essencial no dia-a-dia.

A face é um região altamente expressiva. É como um display de emoções: imediatas, espontâneas, honestas e incontroláveis. Nossos olhos, boca e sobrancelhas são capazes de se mover independentemente, o que permite várias expressões diferentes. Entre as características mais interessantes e importantes das expressões faciais estão, em primeiro lugar, a velocidade com que elas mudam e, em segundo, sua congruência. Vendedores, negociadores, gestores e especialistas na área motivacional necessitam ter talento para ler e enviar expressões faciais.

Automaticamente copiamos as expressões faciais de outras pessoas, retribuindo o que nos é dado. As pessoas respondem àquelas que sorriem e as avaliam de modo diferente e mais positivo que as demais. Portanto, nas áreas de vendas, turismo, hotelaria e durante negociações, a pessoa que sorri primeiro aumenta suas chances de fazer seu interlocutor sorrir também, elevando o nível de confiança e satisfação, e consequentemente, de cooperação e de prestimosidade.

O nariz pode ter as narinas alargadas ou ser enrugado, demonstrando escárnio. A cor da pele, sua textura e umidade podem fornecer muitas informações sobre o humor e até a saúde de uma pessoa. Desenhos bem simples de sobrancelhas, da testa e da boca, com alterações pequenas, são capazes de transmitir pelo menos dez mensagens distintas. 


Deixamos transparecer nossas emoções pelo fato de o sistema nervoso central provocar sinais como ruborização, suor, dilatação das pupilas, alterações no ritmo respiratório, cardíaco entre outros. Com isso, podemos detectar ou inferir emoções específicas com grande precisão a partir do rosto, incluindo surpresa, medo, indignação, raiva, alegria e tristeza. Essa linguagem é capaz de enviar inúmeras mensagens. Fique atento a essas dicas e trabalhe o que fala com a sua face e saiba ler as informações que chegam até você.






Texto extraído do livro O Corpo Fala nos negócios, Adrian Furnham e Evgeniya Petrova; Editora Gente.