13 de maio de 2013

Linguagem Corporal - A Postura

Linguagem Corporal - A Postura


A postura de um indivíduo pode resultar de precoces experiências psicológicas e, não, físicas. Argumenta-se que a postura corporal é um indicativo de saúde emocional (músculos retesados geram posturas ruins), é possível tornar-se mais relaxado simplesmente alterando a posição corporal.

As três principais posturas do ser humano são: em pé, sentado (que inclui as posições agachada e de joelhos) e deitado. O movimento corporal é capaz de comunicar vários desejos. Pistas que mostram que um indivíduo está apto à paquerar incluem ajeitar os cabelos e as meias. Já as pistas de posicionamento envolvem o posicionamento face a face com o interlocutor e a leve inclinação do tronco em sua direção, excluindo as demais pessoas presentes. Entre as ações está o flerte com os olhos, o cruzar de pernas e também a exposição das palmas das mãos. O modo como um conferencista se coloca diante daqueles que o estão assistindo faz transparecer seu nível de confiança.

A postura corporal oferece  pistas sobre a saúde e o humor do indivíduo. No trabalho, desejamos que nossos chefes sejam positivos o que se pode revelar no modo como se sentam ou ficam de pé e na maneira como mudam de postura. Uma das poucas ações que homens de negócio podem controlar facilmente é o modo como se posicionam em relação aos outros. A orientação do corpo (para onde estão voltados pés e tronco) é considerada indicativa de onde estão os pensamentos do indivíduo e de onde ele de fato preferiria estar.

O "eco postural" ou a ideia de compatibilização já foi muito observada. As pessoas parecem não perceber que imitam ou copiam a postura (gestos e ritmo)daqueles com quem conversam, principalmente dos que mais apreciam. Esse fenômeno também é chamado de "contágio emocional" e ocorre quando dois indivíduos habilidosos conversam sobre emoções fortes.

Contudo, a importância de prestar atenção à postura corporal como ferramenta de comunicação para não deixar passar as informações ditas não verbalmente e de uma maneira eficaz fechar negócios e melhorar o relacionamento interpessoal.



Texto extraído do livro O Corpo Fala nos negócios, Adrian Furnham e Evgeniya Petrova; Editora Gente.