6 de maio de 2013

Insight – Papel do Líder no treinamento


Insight – Papel do Líder no treinamento



Antes de darmos continuidade aos posts de Linguagem Corporal, quero dividir um Insight sobre treinamento com vocês. Quero falar sobre a postura do líder antes, durante e depois do treinamento, é primordial para a dinâmica vivenciada pela equipe e influencia muito na conduta dos colaboradores, com isso podemos colocar em prática as ferramentas aqui anteriormente faladas.

Quando o Líder está realmente comprometido como crescimento de sua equipe, ou colaboradores, ele participa diretamente do treinamento ou o envia para aprimorar seus conhecimentos, participar do processo em muito contribui para a percepção do líder. A responsabilidade de proporcionar o aprimoramento de cada elemento da equipe transformou o líder num agente de crescimento que, além dos aspectos profissionais, lhe outorga o caráter educacional de seus subordinados no sentido mais amplo.

Antes de cada treinamento o líder deve definir com o colaborador ou equipe o objetivo de cada treinamento e o que se espera ao final do mesmo. Relacione os objetivos do treinamento às responsabilidades do colaborador/equipe e à correção de eventuais problemas relativos à função. Caso treinamentos já tenham ocorrido, lembre-o que ele(s) já o fez, faça comentários sobre o andamento, o que achou de mais positivo e negativo. Interagir é muito importante, solicite que, quando retornar do novo treinamento, prepare um plano de aplicação do que viu e o multiplique. Garanta que o colaborador possa ir para ao treinamento e concentrar-se no curso, sem se preocupar com o dia-a-dia, fornecendo-lhe suporte na ausência e coloque-se desde já à disposição para discutir com o colaborador, problemas cuja solução dependa de ação conjunta.

Durante o treinamento o líder sempre deve estar presente na abertura e no encerramento do treinamento para definir objetivos e expectativas de resultados, devendo participar do treinamento junto com o colaborador sempre que a metodologia assim o indicar. Estimule-o, aplique os resultados do treinamento durante o curso e resolva durante o treinamento, problemas e dúvidas que dependam de ação conjunta. Ofereça as condições para a implantação das idéias surgidas no treinamento que forem de possível aplicação e incentive-o a aprender com a experiência dos demais participantes, e discutir problemas reais durante o curso deixando claro que a prioridade durante o treinamento é o seu desenvolvimento.

Não menos importante, depois de cada treinamento, questione os pontos positivos e negativos do mesmo, viabilidade de aplicação, pergunte como e quando pretende aplicar o que aprendeu. Desenvolva um acompanhamento atento nos primeiros trinta dias, período em que os colaboradores estão “empolgados”. A cada contato ou reunião com a equipe ou colaborador, relacione a tarefa com a teoria vista no treinamento, analisando sua aplicabilidade. Incentive a sua equipe a realização de apresentações sobre seu conhecimento, atuando como multiplicador e desenvolvendo ainda mais suas competências.

Não esqueça que as ferramentas faladas nos posts anteriores podem ajudar muito no antes, durante e no depois de cada treinamento com sua equipe.