A Linguagem Corporal são sinais que enviamos e recebemos, mensagens que transmitimos e deciframos e "afirmações" que fazemos sobre nós mesmos de modo não verbal. Essa linguagem é o mais primitivo sistema de comunicação do ser humano e de outras espécies no reino animal.
No trabalho, enviamos e decodificamos diariamente mensagens de interesse e preocupação, de esperança e desespero, de crença e descrença. Essa linguagem faz parte do nosso DNA; é inerente à natureza humana; é a própria essência da comunicação.
A comunicação corporal é aquela que não utiliza palavras: é qualquer ação de um indivíduo que possa ostentar significado para a outra pessoa. É algo complexo e sutil, possuindo inúmeros canais. Existem inúmeras maneiras de definir e delinear comportamentos não verbais. Sabe-se que os comportamentos não verbais:
- repetem, ecoam e enfatizam o que está sendo dito;
- completam, modificam e elaboram as mensagens verbais;
- entram em conflito, contradizem ou confundem mensagens verbais para demonstrar ambivalência ou encobrir motivos;
- substituem palavras;
- sublinham, acentuam, pontuam ou moderam a linguagem;
- regulam e coordenam a mensagem.
A linguagem corporal pode ser sutil ou flagrante, enviada de modo consciente e recebida inconscientemente. Pode ser praticada e apresentada de maneira cuidadosa.
O "lapso cinético" é um sinal contraditório que se apresenta quando se afirma algo com as palavras, mas se transmite outra mensagem por meio da expressão facial e do tom de voz. A comunicação não verbal geralmente complementa a fala. Nem tudo é dito com palavras, o que acaba sendo codificado em gestos. É justamente por isso que a linguagem corporal é tão importante no contexto da Inteligência Emocional (IE). A tentação entre inúmeros especialistas da linguagem corporal é favorecer o "inconsciente", em uma abordagem psicológica freudiana, sobre outras explicações mais óbvias e o principal é muito fácil interpretar incorretamente.
A importância dessa linguagem nos negócios é para compreender os motivos, os medos e os pontos fortes daqueles que participam de conselhos seletivos ou de adversários em disputas profissionais, ou seja, é um trunfo no mundo corporativo. Aprimorar essa comunicação pode ajudar durante conferências, avaliações e na execução de suas funções diárias. Essa linguagem que também pode ser denominada de "soft Skills" (expressão utilizada em inglês que significa habilidades suaves), provavelmente jamais serão ensinadas em escolas ou universidades.
No próximo post falaremos mais sobre essa comunicação tão rica e importante para o mundo corporativo.
Muito interessante Michele. Excelente postagem!
ResponderExcluirjorge-menteaberta.blogspot.com.br
Fico feliz que tenha gostado Jorge, para a semana continuarei postanto atualizações do mesmo assunto. Abraços
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