21 de novembro de 2012

Determinando Estratégias de Pensamento


Determinando Estratégias de Pensamento


 Pensamento e pensar são, respectivamente, formas e processo mental. “Pensar permite aos seres modelarem o mundo e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos. O pensamento é considerado a expressão mais "palpável" do espírito humano, pois através de imagens e ideias, revela justamente o que deseja. Ele é o construtor do conhecimento, o principal veículo do processo de conscientização. A atividade de pensar confere ao homem "asas" para mover-se no mundo e "raízes" para aprofundar-se na realidade”.

A PNL é um incrível conjunto de idéias e insights sobre pensamento, sensação, comportamento e mudanças humanas e, em vários aspectos, isto é o mínimo que ela pode fazer. O interesse da PNL é experimentar a excelência humana, entrar em novos mundos e novas possibilidades, novas motivações.

Uma das questões mais intrigantes com as quais o ser humano se depara é o funcionamento do cérebro. Com isso possibilita a melhor compreensão do pensamento, dos estilos de comunicação e dos padrões de comportamento humano. O ser humano não vive no território que o cerca, mas sim na representação que ele tem dele. Portanto, um problema nunca é o fato em si, mas sim, o significado atribuído a esse fato, pela mente da pessoa. Quanto mais o indivíduo tiver conhecimento sobre seu próprio funcionamento, mais possibilidades ele terá de ser pleno como pessoa.

Como usar no dia a dia?

Usar a estratégia de pensamento de uma pessoa é outra forma de persuadir. Como saber se a estratégia de pensamento vai agradar? O movimento de olhos e a linguagem de modos sensoriais de pensamento são provavelmente os aspectos mais conhecidos da PNL.
Os cofundadores, Richard Bandler e John Grinder, junto com o então estudante Robert Dilts, fizeram essa descoberta. O conhecimento básico dos movimentos dos olhos e do corpo pode tornar uma apresentação muito mais persuasiva, porque as pessoas, às vezes, ficam por algum tempo em um determinado modo de pensar.

É possível saber se uma pessoa está processando informações visualmente se ela estiver olhando inconscientemente para cima. Quando uma pessoa aponta para um lugar no espaço como uma tela, quando fala muito rápido, ou quando usa palavras que se referem a ver, imagens ou filmes. Quando estes comportamentos se mantêm por vários segundos, a pessoa está processando sua experiência no modo visual.

Diferentes são aquelas que ficam olhando para baixo e para a esquerda, quando relacionam pontos, freqüentemente com os dedos, quando cantarolam para si mesmas, quando falam alto em tom monótono, quase sempre tocando ou esfregando o rosto ou quando usam palavras que se refiram ao que as pessoas disseram, ouviram ou leram. Caso continuem fazendo isso por vários segundos, estão processando suas experiências com sons e palavras, isto é, auditivamente.

A terceira é das pessoas que ficam olhando para baixo à direita, suspirando, tocando a região do coração ou alisando com as mãos um braço ou coxa. Às vezes, quando falam devagar, usam palavras que se referem a como sentem, percebem ou tocam o mundo concretamente. Quando fazem isto por vários segundos, estão basicamente usando sensações para processar sua experiência.

Em geral, passamos logo de uma para outra e de volta para a primeira conforme muda a nossa experiência. Quando você notar que alguém está usando uma dessas modalidades por alguns segundos, pode copiar este estilo de pensamento e aumentar o rapport.

Com o estilo de pensamento visual, ofereça um quadro ou filme, com o auditivo, ofereça palavras, especialmente em sequência e com o pensamento sinestésico, ofereça algo relacionado à sensação.

O sucesso na sua comunicação é certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário