Linguagem Corporal
A qualidade de vida irá depender em grande medida,
da qualidade de suas decisões a respeito das pessoas, não importa com quem você
interaja, não importa onde ou quando essa interação aconteça. Os empregadores
escolherão melhor os seus empregados, empregados terão mais chances de arrumar
um emprego melhor, você escolherá melhor as suas amizades, namorados e sócios
entre tantas outras escolhas que fará utilizando a leitura corporal e as
ferramentas certas. É importante não se fixar em nenhum traço único, mas em um
conjunto de pistas sensoriais, corporais, vocais e comportamentais.
A PNL é
o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões
(“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem
(“lingüística”) e o corpo. Ela estuda como o cérebro e a mente funcionam, como
criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e
como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela
estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer
funcionar.
Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos
vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações.
Também estuda a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema
nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro e é também a maneira mais eficaz
de ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando a comunicação.
Pelo mesmo caminho segue a linguagem corporal, que corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura
que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação
foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra
falada, os gestos foram tornando-se secundários,
contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o
conteúdo da mensagem. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico,
traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para
auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes
a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
A maioria de nós evita intencionalmente as
conversas que não sejam com amigos ou parentes próximos a nós. Cada vez menos
nos dias atuais conversamos pessoalmente, preferimos uma ligação, ou um e-mail,
fax, entre outras formas mais evasivas, com isso perdemos a oportunidade de
conhecer melhor e resgatar, decifrar o que realmente as pessoas sentem, querem
e falam. Nossa capacidade de decifrar pessoas ficou atrofiada.
Para mudar esse cenário e aprender a decifrar
pessoas, inicie aumentando a qualidade da sua comunicação fazendo um esforço
consciente para demonstrar algo de si mesmo, não precisa ser um segredo, e
aproveite para interagir e perguntar algo sobre essa mesma pessoa. Decifrar
pessoas começa assim.
É importante observar cada gesto, procurando
qualquer pista de como estão respondendo a determinada situação. Ouvir
atentamente as palavras que são ditas e o modo como são ditas, dar atenção à
maneira como as pessoas respiram e suspiram, tamborilam os dedos, mexem os pés
ou mudam de posição na cadeira. É importante usar todos os sentidos o tempo
todo.
Descobrir padrões é mais do que reunir informações
seguindo os passos A, B ou C. Uma vez que tenha toda a informação disponível, é
necessário examiná-la, pesá-la até que finalmente possa dar um passo para trás
e olhar para a pessoa inteira. Procure o maior número de informações quando
estiver avaliando alguém. A determinação de quais serão os critérios mais
importantes dependerá da circunstância e daquilo que você precisa.
Para descobrir padrões significativos e confiáveis:
1)
Comece com os traços
mais marcantes da pessoa e conforme você reúne informações, veja se os outros
traços são consistentes ou inconsistentes;
2)
Considere cada
característica em seu contexto, não isoladamente;
3)
Procure os
extremos, a importância de um traço ou de uma característica pode ser uma
questão de grau;
4)
Identifique os
desvios do padrão;
5)
Pergunte a si
mesmo se aquilo que você vê reflete um estado mental temporário ou uma
característica permanente;
6)
Faça uma
distinção entre traços opcionais e não opcionais. Algumas coisas você controla
outras coisas o controlam;
7)
Dê atenção
especial a alguns traços altamente indicativos.
Utilize essas ferramentas e tenha sucesso. Faça
seus parceiros sentirem-se ouvidos e acolhidos. Você só pode observar as
pessoas se for objetivo e neutro. Leva tempo observar as pessoas adequadamente.
Ter paciência e calma é a chave do negócio. Para tomar uma decisão sábia sobre
as pessoas, precisa ter paciência para ter sucesso.
Se você deseja respostas espontâneas para suas
perguntas terá que dar algo em troca. É preciso encorajá-las para confiar em
você, para obter respostas não defensivas, e sim honestas.
As pessoas precisam confiar em você, e você precisa
de leitura e informação. Saber ler e decifrar os seus parceiros e fazê-los
funcionar de maneira correta e eficaz é o que falta para aumentar as suas
cifras.
Observe sempre!
To adorando seu blog!
ResponderExcluirFico muito feliz, continue acompanhando e comentando. Abraços.
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