21 de novembro de 2012

Linguagem Corporal


Linguagem Corporal


A qualidade de vida irá depender em grande medida, da qualidade de suas decisões a respeito das pessoas, não importa com quem você interaja, não importa onde ou quando essa interação aconteça. Os empregadores escolherão melhor os seus empregados, empregados terão mais chances de arrumar um emprego melhor, você escolherá melhor as suas amizades, namorados e sócios entre tantas outras escolhas que fará utilizando a leitura corporal e as ferramentas certas. É importante não se fixar em nenhum traço único, mas em um conjunto de pistas sensoriais, corporais, vocais e comportamentais.

A PNL é o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (“programação”) criados pela interação entre o cérebro (“neuro”), a linguagem (“lingüística”) e o corpo. Ela estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher a maneira que quer funcionar.

Pensar é usar os sentidos internamente. Pensamos vendo imagens internas, ouvindo sons ou falando internamente e tendo sensações. Também estuda a influência da linguagem que, embora seja produto do sistema nervoso, ativa, direciona e estimula o cérebro e é também a maneira mais eficaz de ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando a comunicação.

Pelo mesmo caminho segue a linguagem corporal, que corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada, os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.

A maioria de nós evita intencionalmente as conversas que não sejam com amigos ou parentes próximos a nós. Cada vez menos nos dias atuais conversamos pessoalmente, preferimos uma ligação, ou um e-mail, fax, entre outras formas mais evasivas, com isso perdemos a oportunidade de conhecer melhor e resgatar, decifrar o que realmente as pessoas sentem, querem e falam. Nossa capacidade de decifrar pessoas ficou atrofiada.

Para mudar esse cenário e aprender a decifrar pessoas, inicie aumentando a qualidade da sua comunicação fazendo um esforço consciente para demonstrar algo de si mesmo, não precisa ser um segredo, e aproveite para interagir e perguntar algo sobre essa mesma pessoa. Decifrar pessoas começa assim.

É importante observar cada gesto, procurando qualquer pista de como estão respondendo a determinada situação. Ouvir atentamente as palavras que são ditas e o modo como são ditas, dar atenção à maneira como as pessoas respiram e suspiram, tamborilam os dedos, mexem os pés ou mudam de posição na cadeira. É importante usar todos os sentidos o tempo todo.

Descobrir padrões é mais do que reunir informações seguindo os passos A, B ou C. Uma vez que tenha toda a informação disponível, é necessário examiná-la, pesá-la até que finalmente possa dar um passo para trás e olhar para a pessoa inteira. Procure o maior número de informações quando estiver avaliando alguém. A determinação de quais serão os critérios mais importantes dependerá da circunstância e daquilo que você precisa.
Para descobrir padrões significativos e confiáveis:

1)    Comece com os traços mais marcantes da pessoa e conforme você reúne informações, veja se os outros traços são consistentes ou inconsistentes;
2)    Considere cada característica em seu contexto, não isoladamente;
3)    Procure os extremos, a importância de um traço ou de uma característica pode ser uma questão de grau;
4)    Identifique os desvios do padrão;
5)    Pergunte a si mesmo se aquilo que você vê reflete um estado mental temporário ou uma característica permanente;
6)    Faça uma distinção entre traços opcionais e não opcionais. Algumas coisas você controla outras coisas o controlam;
7)    Dê atenção especial a alguns traços altamente indicativos.

Utilize essas ferramentas e tenha sucesso. Faça seus parceiros sentirem-se ouvidos e acolhidos. Você só pode observar as pessoas se for objetivo e neutro. Leva tempo observar as pessoas adequadamente. Ter paciência e calma é a chave do negócio. Para tomar uma decisão sábia sobre as pessoas, precisa ter paciência para ter sucesso.

Se você deseja respostas espontâneas para suas perguntas terá que dar algo em troca. É preciso encorajá-las para confiar em você, para obter respostas não defensivas, e sim honestas.

As pessoas precisam confiar em você, e você precisa de leitura e informação. Saber ler e decifrar os seus parceiros e fazê-los funcionar de maneira correta e eficaz é o que falta para aumentar as suas cifras.

Observe sempre!



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