25 de novembro de 2012

A Importância da Respiração



A Importância da Respiração


A respiração é muito importante no processo de comunicação. A PNL utiliza a respiração em quase todos os seus exercícios e recursos como âncoras, modelagem, Rapport, mudanças de estado e faz uso da mesma para calibrar entre outros. Quando ficamos nervosos, ou estamos sob stress, nós contraímos a respiração, mudamos a entonação da nossa voz e também a nossa fisiologia.

Quando nos comunicamos e principalmente quando falamos em público é muito importante o controle da respiração. A emissão da voz exige uma enorme coordenação de vários músculos. Quando não são utilizados de maneira correta, ou quando estamos sob forte pressão, a produção da voz sofre alterações de várias intensidades.

A maneira correta de respirar é utilizando o diafragma, nota-se que a barriga se expande quando se inspira, há expansão abdominal, por sua vez o tórax quase não se move ao inspirar, e muito menos os ombros.


Segundo a revista Farmácia Saúde, mais de 80% das pessoas inspiram com uma elevação forçada da caixa torácica, mantendo os músculos abdominais contraídos, outros respiram erguendo os ombros. A respiração forçada tem consequências desastrosas, em primeiro lugar para a voz.


Respirar bem é um dos passos para uma boa comunicação, pois relaxa a nossa fisiologia acessando melhor nossos recursos internos e controla a entonação vocal. Seguem abaixo alguns exercícios Vocais e respiratórios para quem utiliza a voz em palestras ou treinamentos.

1) Exercícios de Relaxamento

- Espreguiçar (braços para o alto, para um lado e para o outro);
- Relaxar as mãos, puxando os dedos no sentido dos pulsos;
- Bocejar;
- Fazer rotações com a cintura, alternando os lados;
- Chutar as pernas no ar;
- Fazer rotações com os tornozelos alternadamente;
- Flexionar os pés para cima e para baixo.

2) Exercícios respiratórios

- Mão levemente na região das costelas; inspirar suavemente e profundamente, sem esforço, sem elevar o peito e ombros, expandindo as costelas, manter o ar por alguns  segundos e expirar lentamente, pela boca em forma de bico, sem ruídos, até que o ar se acabe, sentindo o movimento das costelas para posição inicial;

- Em pé, com os braços em forma de “remo”, inspirar, “remando” em sentido inverso. A partir de agora, todos os exercícios deverão ser coordenados com a respiração.

- Coloque-se em uma posição confortável e inspire profundamente por três vezes. Feito isso, inspire novamente e solte o ar em três tempos até acabar todo o ar dos pulmões.

Torna-se necessário a consciência de que a produção da voz está intimamente ligada com a postura física de todo o corpo. A percepção do próprio corpo, sua expressão corporal e posição no espaço merecem uma atenção especial. Lembre-se você pode estar sendo observado.

Saber respirar bem e controlar a sua voz fará toda a diferença na comunicação do seu dia a dia corporativo e na utilização das outras ferramentas da PNL.


2 comentários:

  1. Adorei! Bela abordagem sobre o tema.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristiane, espero que continue acompanhando e comentando.
      Abraços

      Excluir