26 de novembro de 2012

Entonação e Voz


Entonação e Voz



A PNL estuda a influência da linguagem, direcionando e estimulando o cérebro, e aumenta a eficácia ao ativar o sistema nervoso dos outros, facilitando assim nossa comunicação.

entonação e a voz são partes importantíssimas na construção de uma boa comunicação. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada, os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem falada.

No nosso dia a dia, cada vez menos conversamos pessoalmente, preferimos uma ligação, ou um e-mail, fax entre outras formas mais evasivas. Desperdiçando a oportunidade de conhecer melhor nosso interlocutor, decifrando o que realmente as pessoas sentem, querem e falam. Atrofiamos a nossa capacidade de calibrar pessoas.

Convido-o a mudar esse cenário, a aprender e a conhecer melhor as pessoas. Interaja mais, pergunte algo sobre elas, fale com as pessoas pessoalmente, escute-o, importe-se.

Nos posts anteriores, mostramos como utilizar o Rapport e falamos sobre as Pistas Visuais, a ideia agora é observar e utilizar essas informações a nosso favor, unindo a Entonação e a Voz das palavras ditas que possuem muito peso e podem dizer muitas coisas na comunicação.

Feito Rapport e construído a confiança, seu onvinte necessita de um rumo, e você precisa de leitura e informação. Sua Influência será potencializada assim que souber ler e calibrar as pessoas com quem interage e fazê-los funcionar de maneira correta e eficaz.

Entonação:

A Entonação não depende de gestos, vocabulário, gramática, organização das idéias, objetividade e de outros recursos que, de maneira geral, atraem e estimulam as pessoas a se desenvolver para falar de forma correta e desembaraçada. Acompanhe comigo passo a passo tudo o que precisa saber para usar com propriedade a Entonação e tornar-se mais eficiente.

Levando em consideração o interesse e a expectativa criada pelo ouvinte com relação à mensagem e à forma como ela será transmitida para ele, a Entonação é classificatória, ou seja, a maneira como falamos classifica as pessoas às quais nos dirigimos.

Você será avaliado pela maneira como constrói as frases, conjuga os verbos, faz as concordâncias. As pessoas observarão a maneira como você usa a língua para fazer uma avaliação a seu respeito. Esse é um dos pontos mais importantes, senão o mais relevante, referente à entonação.

Quando você fala com uma pessoa de baixa formação intelectual, observe como a tendência é explicar com cuidado todas as informações para facilitar o entendimento dela. Essa forma quase didática de falar, semelhante à que usamos quando conversamos com as crianças, classifica o ouvinte como alguém despreparado. Ao contrário, quando o ouvinte possui bom preparo, a comunicação perde essa característica didática e você se expressa sem a preocupação de explicar detalhadamente o que pretende dizer.

A importância da conscientização de que a Entonação é classificatória está justificada no risco permanente de que um pequeno deslize na avaliação feita sobre a formação das características dos ouvintes pode trazer conseqüências negativas irreversíveis.

Por exemplo, se você afirmar para uma platéia que houve um trabalho intenso para tornar as informações mais fáceis de ser compreendidas por eles, talvez semeie antipatia e resistência, pois pode passar uma mensagem de que os mesmos são despreparados.

Voz:

Já a voz tem um espaço particular na calibração. Através dela podemos verificar o humor, a velocidade e a maneira como o ouvinte observa o mundo, sua forma de pensar e principalmente a altura, ou timbre vocal. Durante o Rapport, a voz ou o timbre vocal são levados em consideração, sua maneira alta, ou cadenciada, rápida ou lenta, todos esses pontos observados através da voz podem ajudá-lo a construir o Rapport.

Ter seu ouvinte nas mãos fazendo uma leitura correta é fundamental na atualidade, mas a Calibração da Entonação e da Voz é uma ferramenta demorada e trabalhosa. Faça com que eles sintam-se ouvidos e acolhidos. Ouça-os!
http://www.nexocorporativo.com.br/blog/2010/02/pnl-nexial-rapport-colocando-em-pratica/




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