30 de novembro de 2012

Direção da Motivação


Direção da Motivação



Treinamentos de Motivação são colocados em prática todos os dias e vistos em grande quantidades na internet e em palestras. A proposta é mostrar que pessoas são diferentes e motivam-se de maneiras igualmente diferentes.

Mas, na realidade, motivação é uma força interior em constante modificação, levando um indivíduo a uma direção e objetivos. Dessa forma, erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo. Nosso interior é diariamente influenciado pelo meio externo, isso inclui pessoas e coisas.

No livro A nova tecnologia do Sucesso, o efeito causado por dois tipos de motivação, funcionam muito bem e de maneiras opostas. A motivação pela aproximação e a por afastamento. Funcionam em diferentes direções e tem diferentes resultados. Estes dois elementos-chave de motivação são o que a PNL chama de Direção de Motivação.

A Direção de Motivação é um programa mental que afeta a nossa vida. Todos já desenvolvemos motivações por aproximação e por afastamento: afastando-se da dor, do desconforto e do estresse ou se aproximando do prazer, do conforto e da tranquilidade.

Grandes vencedores dizem que é preciso motivação para alcançar suas metas, mas como podemos conseguir, como motivar pessoas e a nós mesmos todos os dias? Segundo a PNL a motivação é uma estratégia mental simples que você mesmo pode aprender a usar, algo disponível sempre que você precisar.

Como aplicar a  Direção de Motivação no dia a dia?

Como motivar outras pessoas? Esse conhecimento é especialmente útil para líderes. No trabalho, são capazes de notar logo, pelas palavras e padrões de reação, que pessoas diferentes motivam-se de maneiras diferentes como falado anteriormente. Muito mais informações podem ser encontradas quando se explora a maneira como as pessoas pensam sobre seus valores. Quando você pergunta, a pessoa vai responder com palavras de valor ou que indiquem a direção da sua estratégia de motivação. Este é um dos aspectos linguísticos da PNL.

Motivação por aproximação: Elas falam de suas metas e objetivos, elas lhe dizem o que querem alcançar, ganhar ou conquistar. Com essas pessoas, usaríamos incentivos para motivar a aproximação: alvos, elogios ou prêmios. As pessoas motivadas para se aproximarem das metas avançam para elas. Você percebe isso na maneira como elas falam, quando dizem coisas como, "Meu objetivo é ficar rico, ser reconhecido pelo meu trabalho ou ser uma pessoa importante". Ao se aproximarem mensuravelmente de suas metas, elas experimentam um aumento de emoções, um "sim" interior.

Motivação por Afastamento: Os mesmos incentivos e prêmios utilizados na motivação por aproximação significam muito pouco. Com isso, estas pessoas sentem-se motivadas para evitar situações desagradáveis ou negativas, afastando ou aliviando o desconforto que sentem, com determinada situação, acabam produzindo pois sentem-se motivadas a afastar o desagradável. As que se afastam usam palavras como: "evitar", "facilitar", "relaxar", "livrar-se de".

Uma maneira bem mais útil e produtiva de se pensar a respeito da motivação por afastamento é como um afastamento de problemas. Muitas dessas pessoas são excelentes solucionadoras de problemas. Faz parte até da linguagem delas. São as que chegam perto de você e dizem, "Desculpe, temos um problema". Elas vêem o problema e precisam resolvê-lo. Depois de solucionar um problema particularmente difícil, elas experimentam uma sensação de relaxamento emocional interior.

Conhecendo a Direção de Motivação das outras pessoas, anote-a mentalmente ou por escrito. Com esta informação, você vai poder ser mais persuasivo nas suas comunicações. Ao tentar motivar ou persuadir alguém, esteja certo de estar usando a Direção de Motivação que esta pessoa prefere, combinada com a palavra de critério que ela usa. Como as pessoas a sua volta falam? Você escuta corretamente essas pessoas? Qual seria a melhor técnica para usar com quem te cerca Aproximação ou Afastamento? Já aprendemos a observar e calibrar pessoas, vamos motivá-las agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário