Desenvolva suas
habilidades como ouvinte
Fiz a pesquisa sobre desenvolvimento das habilidades para uma escuta
melhor, pois necessitava dar apoio a um companheiro de trabalho. Acho válido
compartilhar as dicas e os pontos mais importantes da pesquisa. Conhecer os
principais fatores que afetam a capacidade de ouvir efetivamente serve como
base sólida para seu aprimoramento. As sugestões a seguir poderão ser úteis.
Lembre-se, no entanto, de que são somente sugestões. Sem dúvida, você será
capaz de aprimorá-las e acrescentar-lhes novas idéias, com base em sua própria
experiência.
Ajudando-se a ouvir
Talvez a maneira mais eficiente de melhorar sua habilidade para ouvir
seja concentrar-se em seus comportamentos de atenção. Há três maneiras
principais de demonstrar a atenção: física, psicológica e verbalmente. Na
prática, é difícil separar uma da outra, mas o faremos aqui, a fim de enfatizar
uma delas por vez.
Atenção física
Demonstrar atenção física implica que você, como ouvinte, adote uma atitude
de envolvimento: deixe evidente à pessoa que fala que você a está acompanhando
por meio de gestos ou postura. Resultados de várias pesquisas indicam que os
seguintes fatores são importantes para uma atitude positiva de atenção física:
_ Olhar de frente a pessoa que fala;
_ Manter bom contato visual;
_ Manter uma postura receptiva;
_ Permanecer relativamente relaxado.
O segredo da atenção física é demonstrar que se está ouvindo efetivamente
o que a outra pessoa diz. Essa é a razão por que os pontos mencionados anteriormente
são importantes. Cada uma das atitudes citadas envia de forma discreta àquele
que fala a mensagem de que ele está sendo objeto de sua total atenção e que
deve, portanto, prosseguir sem receios.
Olhar de frente aquele que fala mostra que você está concentrado no que
ele diz. Ele vê você olhando diretamente e a atenção que você está dando não se
desvia para a janela ou para a parede. O contato visual direto também ajudará a
transmitir a mensagem silenciosa: “Estou atento”. É claro que o contato visual
não significa que você deva fixar-se no indivíduo que fala com olhos parados e intimidadores:
isso seria desconcertante! Um bom contato visual implica olhar nos olhos da
pessoa que fala mais do que você está habituado a fazer.
Todavia, olhar de frente a pessoa que fala e manter contato visual não é
o bastante para mostrar que você está efetivamente ouvindo; uma postura
receptiva também deve ser adotada. Nesses momentos, cada um de nós se torna
“todo ouvidos” e não perde uma só palavra do que é dito. Permanecemos “praticamente
imóveis”, não apenas escutando por escutar mas colocando os ouvidos à
disposição incondicional de quem nos fala. Essa é a atitude de alguém que deseja
ouvir de fato, e essa prontidão é comunicada claramente a quem fala.
Há mais um ponto que se associa à atenção física; trata-se de estar
relativamente relaxado. Estar relativamente relaxado significa apresentar
tranqüilidade e mais interesse na pessoa que fala. Essa atitude física será
evidente e positiva. O comportamento de quem fala passará, pouco a pouco, a
entrar em sintonia com o seu. Tal é o poder que nosso comportamento exerce
sobre os outros!
Uma coisa é saber o que se deve fazer, outra é colocar em prática o que
se sabe. Tente num primeiro instante concentrar-se em um único dos pontos
discutidos, toda vez que estiver ouvindo alguém falar. Procure na semana
seguinte concentrar-se no primeiro ponto, ou seja, “olhar quem fala de frente”.
Na semana subseqüente, procure concentrar-se num segundo ponto, “olhar nos
olhos”, e assim por diante. À medida que você se concentrar em cada um dos pontos
mencionados, procure estabelecer uma comparação entre seu “comportamento de
atenção” anterior e o atual. Tornou-se mais fácil ouvir efetivamente a mensagem
de quem fala?
A expectativa é de que tenha havido uma sensível melhora em sua
capacidade de ouvir, muito embora colocar cada um dos pontos em prática exija
certo esforço. Uma vez que você tenha desenvolvido sua “atenção física”, o
próximo passo será concentrar-se na mensagem propriamente dita. Isso é o que se
costuma chamar “atenção psicológica”. Preste atenção também em como aqueles a
quem você ouve estão reagindo à sua melhora quanto à habilidade de ouvir. Eles parecem
mais à vontade agora? Você está ouvindo coisas que não ouvia antes?
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