7 de dezembro de 2012

Vamos respirar fundo?

Vamos respirar fundo?




Falamos no post, da Importância da Respiração, sobre como a respiração atua no processo de comunicação. A PNL utiliza a respiração em quase todos os seus exercícios e recursos. Quando ficamos nervosos, ou estamos estressados, nós contraímos a respiração, mudamos a entonação da nossa voz e também a nossa fisiologia.

Convido você a observar seu padrão de respiração. Isso aumenta e melhora a sua percepção do corpo e do momento presente, falaremos posteriormente sobre presença. Quando não está em um estado de presença, ou seja, consciente do agora, perde energia, se dispersa e até fica ansioso. Quando estamos bem centrados no presente, tendemos a ficar relaxados, respiramos com mais equilíbrio e as emoções possibilitam maior tranquilidade. Como você respira quando está sob pressão, um susto, uma situação constrangedora, uma reunião de trabalho. Na seqüência, procure verificar sua respiração quando está cansado, como antes do almoço ou no final do expediente. Nesta fase, não modifique. Apenas observe.

Como já falado anteriormente, no mecanismo respiratório existe um músculo que separa o tórax do abdômen chamado diafragma que funciona como uma membrana fazendo com que o abdômen se expanda e se comprima conforme a respiração ocorre. Na inspiração ele desce, expandindo o abdômen e na expiração, o diafragma vai para cima, comprimindo os pulmões e expulsando o ar. Com o sedentarismo e o estresse cotidiano, as pessoas condicionam a respiração com a parte superior dos pulmões, o que a deixa mais breve e rápida. Com isso, o possível aumento dos sintomas de ansiedade; uma vez que respirar de maneira rápida causa mudanças fisiológicas, acelerando os batimentos cardíacos.

Se em um momento difícil já lhe disseram para respirar fundo, siga esse conselho. A respiração correta está relacionada a muitos benefícios, e nesse caso ela é chamada respiração diafragmática, aquela em que o abdômen (e não o tórax) infla no momento da inspiração. Nascemos respirando assim, mas com o estresse e os maus hábitos ao longo da vida, vamos adaptando à respiração torácica, que é quando usamos apenas a musculatura do tórax, tipo de respiração que é utilizada para exercícios intensos ou por quem está sob pressão.

A respiração diafragmática ou respiração profunda pode ser utilizada por todos nos momentos de tensão e estresse. Desse modo todo o corpo é mais oxigenado, inclusive o cérebro. É o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e também para o relaxamento, desconstruindo o mecanismo de luta ou fuga causado pela respiração torácica. Também é excelente para quem tem dificuldades com o sono.
                                                                                                          
Aprender a respirar, o que significa fazê-lo mais profundamente, é uma ótima estratégia para mudar não só o estado de espírito, mas também nossas atitudes. Os sentimentos afetam o modo como respiramos. E vice-versa: se você mudar conscientemente a maneira como respira, será capaz de alterar o jeito de sentir, falar, agir e ver as coisas. Experimente, pratique por poucos minutos ao dia, e confira os resultados!



Nenhum comentário:

Postar um comentário