17 de dezembro de 2012

Metamodelo com Níveis lógicos – Parte II


Metamodelo com Níveis lógicos – Parte II




Os Níveis Lógicos na PNL formam um modelo simples e preciso onde recursos e informações que precisamos, podem surgir com mais clareza e precisão quando trabalhamos de maneira correta e eficaz esses níveis. Alinhando, podemos identificar o melhor ponto para intervirmos e traçarmos as estratégias para a mudança desejada.

Os Níveis Lógicos, como na imagem abaixo, é a via principal de acesso às experiências, identificando e mudando pontos em que a comunicação está ocorrendo de forma ineficaz, podemos obter muitos resultados. Vejamos cada um deles:




Ambiente - Podemos utilizá-lo em formas verbais na presença de nosso interlocutor, por telefone e ainda por meios eletrônicos como os e-mails e entre outros. O nível de ambiente afeta os limites externos onde agimos. Neste nível aparecem perguntas como: Quando e Onde? Saber as limitações do seu interlocutor abre a oportunidade de ajudá-lo a superar os seus limites. Com perguntas corretas ele mesmo chegará às suas conclusões.

Comportamento - O resultado de nossa comunicação só é entendido e interpretado no mapa do nosso interlocutor, tornando o diálogo e a flexibilidades características essenciais deste processo. Através da palavra podemos trazer experiências vividas para nosso consciente e com isso fazer as mudanças necessárias. O Metamodelo é fundamental nesse processo de orientação do discurso. As estratégias (ações) tomadas no nível de comportamento afetam e marcam nosso nível de ambiente. Neste nível responderemos perguntas como: O que. Quando trabalhamos esse nível, nos tornamos mais neutros, sem julgamentos e ciente das limitações que podem ocorrer na troca de experiências.

Capacidade - O nível de capacidade baseia-se em nossas habilidades (estratégias), respondendo a perguntas do tipo: De que maneira e Como. O metamodelo explora essa estrutura e aprofunda nossa coleta de dados. Isso pode ser fundamental para obtermos recursos e atingirmos metas.

Crenças e Valores - Neste nível podemos, através da linguagem, obter informações ocultas na fala e com isso modificar os meios de motivação e interpretação das experiências. Filtramos e assimilamos de acordo com o mapa mental e conforme as necessidades. As Crenças e Valores nos darão as razões para as quais o Metamodelo será eficaz em nossas vidas e no relacionamento com o outro, elas regem nossa motivação e nos dá a permissão para agir. Neste nível respondemos a perguntas do tipo: Por Que.

Identidade - A Identidade reforça todos os níveis anteriores. A formação dela é construída ao longo do desenvolvimento dos demais níveis. No que acreditamos e quais as bases formam nossa missão. Respondemos a perguntas do tipo: Quem.

Passar da estrutura superficial à profunda envolve uma série de perguntas e desafios que o Metamodelo codificou a partir da modelagem feita pelos criadores da PNL.

Espiritual - O propósito espiritual nos remete ao todo. O que mais podemos agregar a nossa experiência? A quem mais ela serve? As variáveis neste nível são profundas e abrange todo o universo dos níveis lógicos.

Utilizando o Metamodelo nos tornamos mais flexíveis e ficamos conscientes que os ruídos presentes na comunicação serão minimizados quando trabalharmos as deficiências. Ele pode ser inserido em todos os níveis de comunicação. Todos nós nos comunicamos em algum nível, e nossa intenção é que sejamos compreendidos. Vamos formando nossa identidade a partir do que transmitimos e validamos na fala. Somos bons comunicadores quando emitimos a mensagem em acordo com o interlocutor. Quando somos compreendidos e aceitos nas experiências e vivências do outro. Os resultados positivos, as decepções com o outro, as falhas, as omissões e os diversos fatores resultantes da comunicação.

O modelo é muito rico e pode ser usado de várias maneiras. A importância de conhecer em que nível você atua e o do interlocutor é o pulo do gato. Pode-se identificar e alterar padrões e hábitos há muito enraizados. É essencial fazer uma cuidadosa formulação de objetivos, lance mão de perguntas a fim de se chegar à origem desejada. Você já sabe ao certo o que realmente deseja?

Boa Sorte!

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